Polícia faz operação contra suspeitos de comandar ataques no Rio Grande do Norte

Força-tarefa cumpriu 54 mandados de busca e prisão contra facção apontada como responsável por onda de violência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma força-tarefa que envolve as polícias Federal, Civil e Militar e outros órgãos de segurança cumpriu 54 mandados de busca e prisão na manhã desta sexta (17) contra integrantes de uma facção criminosa apontada como responsável pela onda de violência no Rio Grande do Norte. Cerca de 40 cidades do estado registram uma série de ataques desde a madrugada de terça (14).

Batizada de Normandia, a operação mirou 22 pessoas e cumpriu 30 mandados de prisão preventiva e 24 de busca. Segundo as investigações, a organização movimenta cerca de R$ 150 mil por mês com tráfico de drogas e assaltos.

Operação policial prendeu 18 pessoas nesta sexta (17) no Rio Grande do Norte, suspeitas de ligação com ataques no estado - Sandro Menezes/Secom

O grupo criminoso também tem como característica praticar atentados contra agentes de segurança pública, de acordo com a Sesed (Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social). Pelo menos quatro policiais foram alvos de atentados nos últimos cinco anos, diz a pasta, e um policial e a esposa de um policial também foram mortos no período.

De acordo com o governo do estado, a operação envolve mais de cem agentes de Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Seap (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária), Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) e Sesed (Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social).

Na noite desta quinta (16), um incêndio destruiu 14 motos que estavam estacionadas no pátio da Secretaria Municipal da Mobilidade Urbana de Natal. As motos eram usadas no monitoramento do trânsito da cidade. O incêndio começou por volta das 19h30 e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros.

Em razão da falta de segurança, várias cidades mantêm serviços públicos suspensos, como transporte coletivo, aulas, atendimento de saúde e atividades esportivas.

Também nesta quinta foi instalado no estado o GGC (Gabinete de Gestão de Crise). O grupo foi criado pela governadora Fátima Bezerra (PT) durante reunião com representantes dos poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público Estadual e Federal, além de entidades da sociedade civil.

Agentes das forças de segurança cumpriram 54 mandados nesta sexta-feira (17) em diversas localidades do estado - Divulgaçao/Sesed

A governadora anunciou que o Ministério da Justiça vai aumentar o número de agentes da Força Nacional no estado, e a expectativa é que mais cem policiais se juntem ainda nesta sexta (17) ao efetivo que já está no Rio Grande do Norte.

Bezerra disse ainda que haverá reforço policial do Ceará e da Paraíba. "Precisamos de mais polícia ostensiva no Rio Grande do Norte", afirmou. Segundo a governadora, o reforço é necessário para garantir que o transporte, a coletiva de lixo, o comércio e outros serviços voltem a funcionar no estado.

BALANÇO DAS AÇÕES NO RN

Atualização divulgada às 16h desta sexta (17)

  • 97 suspeitos presos, sendo 17 na operação desta sexta
  • 26 armas de fogo apreendidas
  • 4 simulacros de arma de fogo apreendidos
  • 65 artefatos explosivos apreendidos
  • 23 galões de gasolina apreendidos
  • 10 motos apreendidas
  • 2 carros apreendidos
  • Dinheiro apreendido
  • Drogas apreendidas
  • Munições apreendidas
  • Produtos de furto recuperados
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.