Descrição de chapéu chuva Páscoa

Chuva forte deve chegar ao litoral paulista a partir desta sexta (7)

Áreas entre o litoral do Paraná e a Baixada Santista podem ter mais de 100 mm de chuva em 24h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Áreas de instabilidade que estão provocando chuvas na região Sul devem chegar ao estado de São Paulo nesta sexta-feira (7). A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é que o feriado de Páscoa traga muita chuva para quem está na praia, especialmente em áreas da faixa entre o litoral do Paraná e a Baixada Santista, onde a precipitação pode superar 100 mm em 24h.

O restante do litoral paulista também deve ter tempo fechado, mas a previsão é de que o volume seja menor (cerca de 50 mm). Chuvas mais rápidas, mas intensas, com rajadas de vento e trovoadas, também devem atingir o estado.

Entre sábado (8) e domingo (9), aumentam as chances de grandes acumulados de chuva, podendo ultrapassar 100 mm, indo do litoral norte de São Paulo ao leste do Rio de Janeiro. Chuvas ocasionais de intensidades variadas atingem o restante da região costeira paulista.

"A frente fria vai estar no oceano, mais afastada da costa, mas vai canalizar muita umidade para as praias de São Paulo", afirma Helena Balbino, meteorologista do instituto.

Quanto à possibilidade de deslizamentos na região, como os que foram provocados por fortes chuvas durante o Carnaval, a especialista explica que precisam ser considerados outros fatores além da precipitação. "A população deve se atualizar [sobre isso] junto à Defesa Civil, que leva em consideração a umidade do solo e a propensão para deslizamentos da região", diz.

Na quarta-feira (5), a Defesa Civil estadual já tinha alertado para a possibilidade de um feriado com chuvas intensas na faixa leste do estado.

Segundo o órgão, "há condições de chuvas fortes e contínuas, acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento, com risco para transtornos como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios. Portanto, se ressalta a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis".

Pedestres se protegem da chuva na avenida Paulista em 10 de março, o dia mais chuvoso do mês na capital paulista
Pedestres se protegem da chuva na avenida Paulista em 10 de março, o dia mais chuvoso do mês na capital paulista - Mônica Bento - 10.mar.23/Folhapress

Além da Baixada Santista e do litoral Norte, o órgão avisou que devem estar entre as áreas mais atingidas Itapeva, os vales do Paraíba e do Ribeira, e Serra da Mantiqueira, onde é esperado maior volume de precipitação. Na capital, região metropolitana de São Paulo, Sorocaba e Campinas a previsão é de chuva moderada.

"Recomendamos atenção redobrada para os turistas que descerão neste feriado de Páscoa para o litoral paulista. Devido aos últimos acontecimentos no fim de semana de Carnaval, no litoral norte, ressaltamos que alguns trechos que margeiam as rodovias da região ainda apresentam sinais de instabilidade devido aos grandes acumulados de chuva", informou a Defesa Civil, em nota.

"Já para os moradores das cidades com destaque de chuvas fortes e contínuas, recomendamos que fiquem atentos a qualquer sinal de perigo. Às pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199", continuou o alerta.

Em relação à temperatura, os dias serão frescos na região metropolitana de São Paulo, principalmente a sexta, com mínima de 17°C de madrugada e máxima de 25°C, segundo o Inmet. No sábado e no domingo, as mínimas serão de 18°C e 19°C, respectivamente, com as máximas chegando a 28°C e 29°C durante as tardes.

No litoral, o clima será semelhante. Na sexta, as temperaturas vão variar entre 18°C e 27ºC. No sábado, a faixa será entre 19°C e 28°C e, no domingo, de 17°C a 26°C.

Março tem chuvas acima da média

De acordo com dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo), o mês de março acumulou 193,9 mm de precipitação, 9,2% acima dos 177,6 mm esperados para o mês.

Foram 22 dias com chuva, sendo o que registrou o maior índice pluviométrico o dia 10, com 40,4 mm.

A zona sul da capital foi a que apresentou o maior volume de chuvas no mês:

  • Zona sul: 216,8 mm
  • Zona leste: 202,9 mm
  • Centro: 176,5 mm
  • Zona oeste: 174,9 mm
  • Zona norte: 162,9 mm

"A primeira quinzena foi marcada por intensos temporais que ajudaram a acumular um grande volume de chuva. E a segunda metade do mês teve precipitação mais isolada", afirma o meteorologista do CGE Michael Pantera.

Segundo o CGE, para abril são esperados 63,1 mm de chuva e temperaturas mínima média de 17,2°C e máxima média de 26,3°C. O abril mais chuvoso foi o de 2012 com 145,3 mm. Já os anos com a menor mínima média foram 2004 e 2020 com 15,5°C de média. O ano com a maior máxima média foi 2016 com 29,7°C.

"Os modelos numéricos indicam chuvas muito próximas da média histórica. Lembrando que a partir de abril os volumes de precipitação mensal apresentam significado declínio em relação aos meses anteriores", diz Pantera.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.