PMs são filmados agredindo e tomando celular de testemunha durante abordagem

Caso aconteceu na zona leste de São Paulo e foi relatado à Corregedoria da corporação; polícia abriu inquérito para investigar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Policiais militares do 19º batalhão, que atua na zona leste de São Paulo, foram filmados agredindo e tomando celular de uma testemunha durante abordagem na região. O episódio aconteceu na última terça-feira (25), na Vila Rica, e foi relatado à Corregedoria da corporação. A polícia abriu inquérito.

Quatro amigos conversavam em frente à casa de um deles. Um dos homens estava guardando uma motocicleta na garagem quando os PMs chegaram no local.

Na versão dos policiais, conforme registrado em boletim de ocorrência, a equipe abordou o grupo quando procurava por um "indivíduo em uma motocicleta de cor vermelha, sem identificação da placa, realizando manobras perigosas".

Dois policiais militares, com armas em punho, abordam moradores dentro de garagem
Policiais militares do 19º batalhão durante abordagem a moradores da Vila Rica. Após ocorrência, agentes foram denunciados à Corregedoria da corporação. - reprodução

"Eles já desceram da viatura com a arma na mão dizendo que iam apreender a moto, e invadiram a garagem, mesmo sem a nossa autorização", disse o advogado Tiago Silva. Ele afirmou ainda que a moto foi comprada recentemente pela esposa e que o veículo fica guardado na garagem do vizinho, onde o episódio aconteceu.

Silva conta que tentou explicar que não havia nada de irregular com a moto, mas que os policiais apreenderam o veículo mesmo assim e ainda aplicaram multas por pilotagem sem capacete e porque o veículo estava com o lacre da placa rompido. Segundo o advogado, a moto foi comprada assim, e a esposa aguardava a chegada de novo emplacamento antes de começar a rodar com ela.

Nas imagens das câmeras de segurança, é possível ver que em meio à abordagem o dono da casa entra em um carro cinza, que estava estacionado na calçada. Ele disse que tinha a intenção de guardar o automóvel na garagem, mas foi impedido por um policial. Quando se aproximou para argumentar, foi agarrado pela blusa e empurrado contra uma viatura.

"Nesse momento chegaram outras viaturas e eu percebi que os policiais estavam ficando agressivos, então resolvi filmar. Quando eles perceberam, vieram pra cima de mim", disse o motoboy Habacuque Akiyama, morador da mesma rua.

As filmagens mostram que ao menos quatro policiais cercaram e imobilizaram o entregador. "O primeiro tentou dar um tapa no meu celular. Depois um outro veio por trás e me deu um mata-leão, enquanto outros dois torciam meus braços pra me algemar. Fui jogado no chão e um deles ainda ficou ajoelhado na minha cabeça por alguns minutos", relata Akiyama.

Os três foram levados ao 41º DP (Vila Rica), onde o caso foi registrado como resistência, desobediência e lesão corporal, tendo os PMs como vítimas. Lá, o entregador disse em depoimento que depois de solto foi autorizado a procurar o celular que havia sido derrubado, mas não conseguiu encontrá-lo. À Polícia Civil uma mulher, que estava reunida com o grupo, disse que viu um policial pegando o telefone no chão, ao lado da moto de Akiyama —o que é confirmado na imagem da câmera de segurança.

O aparelho, no entanto, não foi devolvido ao dono nem apresentado na delegacia. Questionados, os militares declararam desconhecer o paradeiro do celular. Mais tarde, ao consultar a localização pela internet, a vítima relatou ter visto pelo GPS que o aparelho tinha sido usado pela última vez a menos de 300 metros do local, cerca de meia hora após a ocorrência.

No dia seguinte, os três foram até a Corregedoria da Polícia Militar, onde abriram representação contra os policiais por abuso de autoridade, agressão e peculato. Nove agentes foram reconhecidos por fotografias, e o órgão deve solicitar as imagens das câmeras corporais para dar andamento à apuração.

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública disse que o 41º DP instaurou inquérito para investigar a ocorrência e que os envolvidos serão intimados na próxima semana para fornecerem informações que auxiliem na elucidação do caso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.