Chuva provoca alagamentos e suspende aulas e serviços no Grande Recife

Temporal atinge a região metropolitana desde a madrugada desta quarta-feira (24)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recife

Chuvas intensas provocam alagamentos, bloqueios no trânsito e suspensão de aulas nesta quarta-feira (24) na região metropolitana do Recife.

O temporal atinge as cidades do Grande Recife desde a madrugada. Ao menos 20 bairros tiveram alagamentos expressivos, o que complica a circulação de veículos e pedestres.

Na terça (23), a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) já havia emitido aviso com previsão de chuva volumosa para esta quarta, e o alerta foi renovado com nível de risco maior. Segundo a agência meteorológica, a chuva deve ser de intensidade moderada a forte no Grande Recife e na Zona da Mata Sul.

Ruas alagadas no Grande Recife nesta quarta (24); região tem fortes chuvas desde a madrugada - Reprodução

A maioria dos municípios dessas regiões registrou um volume de chuvas que varia de 50 a 100 mm em 24 horas, segundo a Apac. O local onde mais choveu nesse intervalo foi em Jaboatão dos Guararapes (115 mm), seguido por Recife (104 mm) e Camaragibe (78 mm).

Ao longo do dia, a chuva deve perder força no Grande Recife, com precipitação de intensidade fraca a moderada, ao menos até a madrugada de quinta (25).

A capital pernambucana entrou em estágio de alerta por volta das 6h desta quarta. A Prefeitura do Recife orienta que os cidadãos deixem suas casas apenas em caso de necessidade. A Defesa Civil da cidade pode ser acionada por meio do telefone 0800-081-3400 (ligação gratuita).

De acordo com a Prefeitura do Recife, cinco abrigos foram abertos na manhã desta quarta para acolher famílias que precisaram deixar suas casas provisoriamente devido às chuvas.

Os espaços estão localizados em áreas alagadas; são eles: CSU Bidu Krause (avenida 11 de agosto, s/nº, Totó), Escola Paulo VI (rua Guaíra, 200, Linha do Tiro), Escola Diná de Oliveira (rua São Mateus, s/nº, Iputinga), Escola Célia Arraes (rua José Noya, 117, Várzea) e Igreja Batista de Coqueiral (rua Coripós, 91, Coqueiral).

Ao menos quatro ruas do Recife tiveram queda de árvores em meio ao temporal desta quarta.

Temporal derrubou árvores no Recife, como esta no bairro de Boa Viagem - Divulgação/Prefeitura do Recife

AULAS E SERVIÇOS SUSPENSOS

Recife, Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Cabo de Santo Agostinho cancelaram aulas nas escolas municipais. A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), a UPE (Universidade de Pernambuco) e a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) suspenderam as atividades presenciais no turno da manhã, assim como o IFPE (Instituto Federal de Pernambuco).

Já a UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) cancelou as aulas nos três turnos.

Por causa dos alagamentos, 26 linhas de ônibus tiveram a circulação interrompida temporariamente. De acordo com o consórcio Grande Recife, responsável pelo transporte público, à medida que a chuva reduzir, o serviço voltará à normalidade.

O TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco) decretou expediente remoto para os servidores. O Tribunal de Justiça de Pernambuco suspendeu o atendimento presencial pela manhã, e o Tribunal Regional do Trabalho suspendeu atividades no Grande Recife e em seis cidades do interior.

Ruas ficaram alagadas por causa das fortes chuvas que atingem o Grande Recife desde a madrugada desta quarta (24) - Reprodução/TV Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.