Igreja histórica de Salvador é roubada duas vezes e cancela missa

Ladrões levaram castiçais, dinheiro e até hóstias; celebração desmarcada seria de desagravo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Salvador, cancelou uma missa de desagravo que seria realizada nesta sexta-feira (19) enquanto aguarda o reforço da segurança no local.

A igreja foi arrombada duas vezes em uma semana e os ladrões levaram castiçais, vasos, uma televisão, um ventilador, dinheiro da caixa coletora, 30 camisas do Senhor Bom Jesus dos Passos e até hóstias.

A primeira invasão, seguida de furto, ocorreu na madrugada de domingo (14). O sacrário foi arrombado e as hóstias foram levadas em duas âmbulas, um tipo de cálice onde elas são colocadas para serem consagradas.

A imagem mostra o interior de uma igreja católica
Ladrões entraram na Igreja Nossa Senhora da Ajuda e levaram vários objetos - Arquidiocese de Salvador

Nessa mesma madrugada, os ladrões levaram quatro castiçais grandes, dois castiçais pequenos, três vasos grandes, três vasos pequenos, um vaso tulipa, as 30 camisas e R$ 150.

Por causa da invasão, foi marcada a missa com ato de desagravo e registrado um boletim de ocorrência na 1ª Delegacia Territorial da cidade.

No entanto, a cerimônia com o desagravo foi desmarcada após o segundo arrombamento, na madrugada de quinta (18). Na segunda invasão foram levados televisão, ventilador e dinheiro (o valor não foi informado).

Um novo boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil investiga os dois casos.

A Arquidiocese de Salvador informou que a missa com ato de desagravo será realizada em outra ocasião.

A igreja fica próxima à praça da Sé, no centro histórico de Salvador, e sediou pregações dos padres Anchieta, Antônio Vieira e Manuel da Nóbrega.

A primeira igreja no local foi uma construção pioneira dos jesuítas, em 1549, no Brasil. Foi também a igreja que abrigou o primeiro bispo do pais, Dom Pedro Fernandes Sardinha.

O prédio original foi demolido em 1912, como parte de um processo de remodelação de Salvador. Uma nova igreja foi inaugurada em 1923, durante as festas o centenário da independência do Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.