Shopping de Osasco reabre dois meses após desabamento de parte do teto

Local, que estava interditado desde 8 de março, voltará a funcionar nesta sexta (12), perto do Dia das Mães

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dois meses após ser interditado por causa do desabamento de parte da laje, por onde cinco carros caíram do estacionamento perto da área de alimentação, o Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo, anunciou a reabertura para esta sexta-feira (12), antevéspera do Dia das Mães.

Em nota, o shopping informou que recebeu autorização para reabertura parcial, uma vez que o prédio passou por avaliação estrutural de engenharia. Apenas a região do desabamento permanecerá isolada para evitar o acesso de frequentadores e comerciantes.

A parte do teto do Osasco Plaza Shopping que desabou no dia 8 de março ainda está interditada
A parte do teto do Osasco Plaza Shopping que desabou no dia 8 de março ainda está interditada - Ronny Santos - 8.mar.23/Folhapress

"Após inspeções minuciosas que constataram a segurança da estrutura, todas as licenças necessárias referentes à reabertura foram obtidas junto aos órgãos competentes. O local do incidente, que utilizava um método construtivo diferente do restante do prédio, está isolado até a conclusão dos reparos, ainda sem prazo definido", informou a nota.

Segundo o comunicado, a retomada do comércio depende dos proprietários, por isso existe a possibilidade de que nem todas as lojas estejam abertas neste primeiro momento.

O laudo técnico da perícia foi divulgado no dia 26 de abril. O relatório identificou que a queda da laje foi provocada pela oxidação dos parafusos que sustentavam a estrutura, devido a uma infiltração no concreto. De acordo com o Instituto de Criminalística, inspeções periódicas poderiam ter identificado e corrigido o problema, evitando o acidente, mas a administração do shopping não apresentou documentos que comprovem se a manutenção era feita, segundo a polícia.

A estrutura foi construída há cerca de dez anos, onde antes havia uma claraboia, para ampliação do estacionamento no piso superior. Não houve feridos.

O horário de funcionamento do shopping é de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 20h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.