Descrição de chapéu Folhajus

Brasileiro que matou 3 moradores de rua em Barcelona é condenado

O assassino aceitou uma pena de 63 anos, mas deve cumprir 40 anos na prisão espanhola

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Barcelona | AFP

O brasileiro que matou três homens que viviam nas ruas de Barcelona em 2020 foi condenado a 63 anos de prisão, informou, nesta terça-feira (27), a Justiça espanhola.

"O júri (o) considera culpado, por unanimidade, por 3 assassinatos e, por maioria, de 3 crimes contra a integridade moral com atenuante da dependência química", escreveu no Twitter o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC), após o julgamento em Barcelona.

Imagem do centro de  Barcelona no início da pandemia de Covid-19 com uma pessoa sentada em um banco no meio de uma praça deserta, com dois prédios antigos ao fundo
No início da pandemia de Covid-19, o centro de Barcelona (ESP) ficou deserto; esse foi o momento em que o brasileiro matou os três moradores de rua - Nacho Doce - 15.mar.20/Reuters

"O cumprimento máximo será de 40 anos de prisão", afirmou o TSJC sobre este julgamento que começou em 12 de junho e no qual o acusado já havia admitido sua culpa.

No acordo a que chegou com o Ministério Público, o acusado aceitou uma pena de 63 anos de prisão.

Entre os moradores de rua assassinados havia um marroquino de 23 anos, um espanhol de 67 e um francês de 32, explicou à AFP a Arrels Fundació (Fundação Raízes), uma associação catalã que cuida de pessoas que vivem nas ruas e que atuou como assistente de acusação no julgamento.

Os três assassinatos ocorreram no decorrer de 11 dias em abril de 2020, em locais centrais de Barcelona, e o suspeito foi detido nesse mesmo mês.

Segundo o promotor, o acusado tirou a vida das três pessoas "enquanto dormiam na via pública, se aproveitando de sua vulnerabilidade e da impossibilidade de pedir ajuda devido à situação de emergência e confinamento da população", informou o TSJC.

Após sua detenção, a polícia catalã destacou a violência "desmedida e gratuita" que ele usou contra suas vítimas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.