Faixas com agradecimento a Nunes são afixadas nas ruas de SP apesar de proibição

Prática é vetada pela Lei Cidade Limpa; Secretaria das Subprefeituras diz ter removido parte delas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2024, faixas com com agradecimentos ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) e ao presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União Brasil), foram colocadas em ao menos dois pontos da capital.

"Obrigado prefeito Ricardo Nunes por atender ao nosso pedido", diz uma das mensagens, posicionada em uma rua da Mooca, na zona leste, que recentemente foi recapeada.

No painel, Nunes aparece ao lado de dois aliados: o vereador Ricardo Teixeira (União Brasil) e a filha dele, Aline Teixeira (União Brasil), que recentemente se lançou na política e na última eleição disputou uma vaga na Assembleia Legislativa. Os políticos aparecem em outros cartazes espalhados pelo bairro, um deles convidando o público para uma festa junina.

As fotografias que aparecem nas faixas são as mesmas utilizadas por Teixeira em publicações nas redes sociais. Procurado, o vereador disse que os painéis foram instalados por apoiadores e que solicitou a remoção. Aline, por meio de nota, disse que "a fixação dessas faixas se deu sem a sua anuência ou conhecimento". A Lei Cidade Limpa proíbe a colocação desse tipo de banner em via pública.

Faixa amarela pendurada em fachada de prédio contém a frase "recapeamento rua borges de figueiredo - gratidão prefeito ricardo nunes por atender ao nosso pedido"
Faixa erguida na Mooca agradece prefeito Ricardo Nunes (MDB), vereador Ricardo Teixeira (União Brasil) e a filha dele, Aline Teixeira (União Brasil), por recapeamento de rua do bairro. - Douglas Nascimento/São Paulo Antiga

A Mooca é um dos principais redutos eleitorais de Ricardo Teixeira, que está em seu quinto mandato na Câmara. Em agosto de 2021, ele assumiu a Secretaria de Mobilidade e Trânsito de São Paulo na primeira troca de secretariado de Nunes, cargo que ocupou até o mês passado, quando reassumiu o posto de vereador. Foi durante sua gestão na pasta que a prefeitura iniciou programa de recapeamento de vias com investimento recorde.

A renovação do asfalto da cidade deve se tornar uma das principais bandeiras de Ricardo Nunes (MDB) na campanha pela reeleição no ano que vem. A atual gestão tem ampliado os gastos com publicidade e veiculado mais propagandas na televisão na tentativa de tornar o prefeito mais conhecido.

Na zona sul da cidade, o nome do prefeito aparece em outras faixas de agradecimentos. Uma delas, ao lado do Yacht Club Santo Amaro, atribui melhorias no bairro a Nunes e à família do vereador Milton Leite.

faixa traz foto do vereador milton leite e as frases "melhoria no seu bairro" e "obrigado ricardo nunes e família leite"
Faixa de agradecimento ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) e à família do vereador Milton Leite (União Brasil) foi posicionada ao lado do Yacht Club Paulista, na zona sul de São Paulo. - Leitor

Presidente da Câmara Municipal, Leite é um dos políticos mais influentes de São Paulo e aliado de Nunes no Legislativo. Vereador desde 1997, consolidou sua base na região sul da capital e tem dois filhos na política: o deputado estadual Milton Leite Filho e o deputado federal Alexandre Leite.

"Não tenho conhecimento sobre as faixas e nem controle ou responsabilidade por quem as coloca", disse o vereador por meio de nota, quando questionado sobre a propaganda irregular.

A fiscalização do descumprimento da Lei Cidade Limpa é de responsabilidade das subprefeituras da capital.

Em nota, a Secretaria das Subprefeituras afirmou que as faixas na região da Mooca foram removidas e que uma equipe de fiscalização deve ser enviada nesta sexta à região próxima ao Yatch Club Paulista para retirar as outras.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.