Descrição de chapéu yanomami indígenas

PF mira pilotos de aeronaves utilizadas na logística de garimpo na terra yanomami

Operação Buruburu cumpre 11 mandados de prisão e outros 18 de busca e apreensão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta (17) mandados de prisão preventiva e busca e apreensão contra pilotos e mecânicos de aeronaves utilizadas no garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

A ação, batizada de Buruburu, mira um esquema de logística e financiamento do garimpo na área de preservação.

Ao todo, são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 18 de busca e apreensão e 19 mandados com medidas cautelares diversas da prisão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

Funcionários do Ibama destruíram equipamentos e aeronaves encontrados na Terra Indígena Yanomami em fevereiro deste ano
Funcionários do Ibama destruíram equipamentos e aeronaves encontrados na Terra Indígena Yanomami em fevereiro deste ano - Ibama

Além das diligências, a Justiça autorizou o bloqueio de cerca de R$ 300 milhões dos investigados que moram em Goiás, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro.

"As investigações tiveram início no começo deste ano, após um levantamento da PF identificar quase uma dezena de aeronaves recorrentes em investigações contra o tráfico de drogas e o garimpo ilegal pertencerem a um mesmo empresário, que também seria proprietário de mais de 10 processos minerários na Agência Nacional de Mineração", diz a PF.

Segundo a PF, o grupo investigado é dividido em quatro núcleos. O primeiro responsável pelo financiamento, o segundo por esquentar o minério proveniente de áreas irregulares e o terceiro e quarto formado por pilotos e mecânicos, respectivamente, envolvidos no transporte do minério.

A investigação mostrou, diz a PF, que as aeronaves utilizadas no garimpo também atuavam em outros crimes, como tráfico de drogas, e alguns investigados têm ligação com facções criminosas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.