Descrição de chapéu violência

Mingau, baixista do Ultraje a Rigor, é baleado na cabeça em Paraty (RJ)

Músico foi transferido para São Paulo em UTI móvel e seu estado de saúde é 'delicado', segundo hospital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo

Rinaldo Oliveira Amaral, 56, conhecido como Mingau, foi baleado na cabeça na noite de sábado (2) em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. Ele é baixista da banda paulista Ultraje a Rigor desde 1999.

Mingau passava pelo bairro Ilha das Cobras quando foi atingido. O músico foi levado ao Hospital Municipal Hugo Miranda e transferido, neste domingo (3) para São Paulo.

Homem tocando contrabaixo
Mingau se apresenta na 30ª Feira Internacional da Música no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo - Mayara de Paula/Frame

O músico estava acompanhado de um amigo na hora que foi baleado. À Polícia Civil, esse amigo, cujo nome ainda não divulgado, disse que Mingau sacou dinheiro em um banco de Paraty, que fica no centro da cidade, na parte turística, e de lá partiram para Ilha das Cobras, onde comeriam um lanche na praça do Ovo.

Uma das suspeitas da Polícia Civil é que o músico tenha ido comprar drogas. Inicialmente, o amigo que estava com Mingau afirmou isso à Polícia Militar. No entanto, ele mudou a versão em depoimento à delegacia e disse que foram jantar.

Segundo o delegado da cidade, Marcello Russo, a região é dominada por traficantes e é conhecida como ponto de compra e venda de drogas.

O carro em que o músico estava foi alvejado por tiros. A polícia investiga se os disparos teriam partido de criminosos da região. O veículo, um Ford Ranger, foi apreendido e vai passar por perícia.

O baixista tem uma pousada em Trindade, distrito de Paraty, e estava passando uns dias no local. A casa fica na praia do Cepilho, a cerca de 25 quilômetros da cidade.

Músico foi transferido para São Paulo

Mingau foi transferido para o Hospital São Luiz Itaim, na capital paulista, no início desta tarde e passa por uma avaliação neurológica. A transferência foi necessária já que a unidade de saúde de Paraty não contava com estrutura para isso.

O vocalista do Ultraje a Rigor, Roger Moreira, escreveu nas redes sociais que Mingau precisava de um neurocirurgião. Pouco depois, o músico fez uma nova publicação:

"Já conseguimos tudo de que precisávamos. Mingau já está sendo atendido. Agora pedimos que rezem, orem, pensem positivo. Vamos torcer."

Mingau chegou à São Paulo por volta das 13h50. Ele foi levado por um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Rio. A aeronave conta com uma unidade de tratamento intensivo.

Segundo a assessoria do Hospital São Luiz, Mingau deu entrada na unidade do Itaim por volta das 14h e seu estado de saúde é "delicado". Ele passa por avaliação e atendimento médico.

Inicialmente, a assessoria do Ultraje a Rigor havia informado que a transferência seria feita em um avião oferecido pelos empresários Fernando Parrillo, CEO da Prevent Sênior, e Fabrício Mourão, o que não aconteceu.

Outra hipótese investigada pela Polícia Civil é se Mingau teria sofrido tentativa de assalto.

Quatro décadas de carreira

Paulistano, Mingau integra a banda de rock Ultraje a Rigor desde 1999. Mas começou a carreira no punk.

Esteve com os Ratos de Porão, expoentes do gênero no país, de 1982 a 1985. Ferino, tocava guitarra.

Após deixar a banda, formou sua própria: a 365. Esta durou apenas um disco, mas lançou o criador como competente baixista.

Em 1989, largou sua prole e, convidado, tornou-se integrante do Inocentes, outros dos fervorosos representantes do movimento punk de São Paulo.

Ficou no grupo até 1996, quando reuniu o Olho Seco, conjunto do vocalista Fábio Sampaio que conquistou o mundo com o EP "Botas, Fuzis, Capacetes", de 1983.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.