São Paulo tem dia mais quente do ano nesta quarta (13), com 33,3°C

Paulistano deverá encarar uma madrugada abafada, mas a chegada de uma frente fria derruba a temperatura durante a quinta-feira (14)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No veranico de fim de inverno, a cidade de São Paulo teve o dia mais quente do ano nesta quarta-feira (13). Às 15h, a estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) marcou a temperatura de 33,3°C.

O recorde anterior de 2023 havia sido registrado em 16 de janeiro, com 32,5°C, em pleno verão.

Paulistanos buscam sombra embaixo de árvores nesta quarta-feira (13), dia mais quente do ano na cidade de São Paulo - Gabriel Silva/Ato Press/Agência O Globo

Até então, o dia mais quente do inverno paulistano havia sido registrado em 23 de agosto, com 32,3°C.

De acordo com o instituto, apesar do recorde do meio da tarde, a temperatura ainda poderá subir nesta quarta-feira —o valor só será aferido à noite. A mínima registradas pelos termômetros no dia foi de 18°C .

Dos últimos dez anos, conforme o Inmet, o dia mais quente para o mês de setembro foi registrado em 2020, com 37,1°C.

Segundo a Climatempo, o calor fora de época é provocado pela falta de ar polar —que entrou forte pela última vez no estado no fim de agosto—, o sol prolongado e ventos quentes, que nesta semana voltaram a predominar sobre as cidades paulistas.

No estado, a cidade de Lins (a 431 km de São Paulo) registrou a temperatura mais alta entre todos os municípios paulistas nesta quarta-feira, com 38,3°C, seguido por Valparaíso (a 564 km de SP), com 38,2°C em Valparaíso.

TEMPO VAI VIRAR NA CIDADE

O paulistano deverá enfrentar uma madrugada abafada antes da chegada de uma frente fria nesta quinta-feira (14), que irá mudar radicalmente a temperatura.

Segundo o órgão, no início da madrugada desta quinta, os termômetros devem marcar 24°C. E vão caindo gradualmente até chegar à mínima de 13°C.

Há previsão de chuva nesta quinta. Conforme o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura, de São Paulo, a precipitação poderá ter moderada a forte intensidade, e não se descarta a formação de alagamentos.

Na sexta-feira (15), a frente fria vai se afastar, mas os ventos de quadrante sul predominam, o que vai provocar um dia com muitas nuvens, garoa ocasional e sensação de frio, diz o CGE. A mínima deverá ser de 13°C e máxima, de 16°C.

A Climatempo afirma que durante o fim de semana, que será o último do inverno —ele termina no próximo dia 23, quando começa a primavera, às 3h50—, as madrugadas tendem a ser frescas, mas as tardes, quentes em todo o estado de São Paulo.

A cidade de São Paulo poderá ter calor de 29°C no sábado e de 32°C no domingo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.