Avião erra aeroporto e inicia pouso por engano no interior de SP

Airbus A320 se aproximou de pista em Catanduva, que só recebe aeronaves de pequeno porte e fica a 60 km do destino correto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um avião da companhia Latam quase pousou por engano, na manhã esta terça-feira (14), num aeroporto sem capacidade para comportá-lo em Catanduva, no interior paulista. A aeronave chegou a iniciar o procedimento de pouso e ficou a cerca de 300 metros do solo, segundo plataformas de rastreamento de voos.

Depois de se aproximar da pista do Aeroclube de Catanduva, a aeronave voltou a subir e, cerca de 15 minutos depois, pousou no destino correto: o aeroporto de São José do Rio Preto, a cerca de 60 quilômetros de distância.

O caso foi registrado pelo site AeroIn, especializado em aviação, e confirmado pela Folha. O site publicou áudios que registram os avisos da torre de controle ao piloto, informando sobre o equívoco.

Airbus A320 da companhia Latam, com capacidade para até 220 passageiros, no aeroporto de Congonhas (SP) - Bruno Santos - 24.ago.2023/Folhapress

O voo LA4640 saiu do aeroporto internacional de Guarulhos às 8h25 e pousou em São José do Rio Preto às 9h31. A aeronave em questão era um Airbus A320, que tem quase 36 metros de envergadura e 37,5 metros de comprimento. A pista em Catanduva tem 20 metros de largura e costuma ser usada apenas por aviões de pequeno porte.

É possível ver a trajetória do voo, com a manobra ao redor de Catanduva e depois o desvio em direção a São José do Rio Preto, no site RadarBox —que registra dados de navegação de voo, transmitidos pelas aeronaves.

A ferramenta registra que a aeronave chegou a cerca de 2.700 pés de altura (pouco mais de 820 metros) por volta das 9h15 em Catanduva, depois ganhou altitude novamente antes de pousar. O aeroporto está a cerca de 500 metros acima do nível do mar.

A Latam informou, em nota, que o avião "pousou em total segurança no aeroporto de São José do Rio Preto às 9h31". A companhia confirmou que a aeronave "iniciou descida na altura de Catanduva". A empresa ressaltou que todos os passageiros desembarcaram normalmente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.