Corredor morre em Caruaru (PE) após participar de prova e ficar com urina preta

Vítima, de 50 anos, teve colapso por excesso de força física

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Dorgival Celerino do Nascimento, 50, morreu nesta quarta-feira (24) após participar de uma prova de corrida em Caruaru (PE).

Ele foi hospitalizado, momentos depois de ter praticado o exercício físico, com rabdomiólise, doença causada por lesão muscular e que, geralmente, deixa a urina preta. Ele ficou na UTI.

A prova de que tinha participado teve percurso de 14 km. O corredor saiu do município de Pombos –a 65 km de Recife– para participar do evento. Na volta, ao passar pela cidade de Gravatá, teve os primeiros sintomas e foi levado a uma unidade de saúde no município.

Homem de camiseta amarela e bermuda bege corre pelo acostamento de uma rodovia. Carros e caminhões aparecem ao fundo, transitando pela via
Dorgival Celerino do Nascimento, 50, durante prova - Reprodução

Depois, foi encaminhado ao Hospital Regional do Agreste, onde morreu.

Em nota, o hospital informou que a causa da morte foi uma hepatite fulminante e rabdomiólise.

A rabdomiólise é uma degradação do tecido muscular que libera uma proteína prejudicial no sangue, a mioglobina. A condição se dá pelo excesso de força em atividades físicas, que levam à musculatura uma inflamação além do que os rins podem suportar.

Os sintomas incluem urina avermelhada e escura, diminuição da quantidade de urina, fraqueza e dores musculares. O tratamento precoce com reposição intensa de fluidos reduz o risco de danos aos rins.

Erramos: o texto foi alterado

Dorgival Celerino participava de uma corrida de rua, não de uma maratona, como publicado no título deste texto anteriormente. 
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.