Descrição de chapéu Cracolândia

Santa Ifigênia terá mais policiamento noturno após saques, diz governo Tarcísio

Demanda de comerciantes e moradores, aumento de efetivo à noite deve ser feito com PMs de folga e nova sede da Força Tática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) prometeu aumentar a quantidade de equipes policiais que patrulham a rua Santa Ifigênia e seus arredores, no centro da capital, área próxima à cracolândia. Comerciantes e moradores dizem que a presença de policiais diminui no período noturno, e a região teve seis saques em menos de um ano.

Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, esse reforço no patrulhamento ocorrerá com policiais militares que trabalham em suas folgas —a chamada Operação Delegada, paga com a Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária da PM) em um convênio com a Prefeitura de São Paulo. Ele diz que, até agora, o programa não incluía o período noturno na região.

"Creio que hoje [quinta, 1º] nós iniciaremos a Operação Delegada no período noturno, com policiais militares aumentando o efetivo de policiamento", disse Derrite. Questionada pela reportagem, a secretaria comandada por ele não soube dizer o número de novos policiais.

A rua Santa Ifigênia, próximo ao número 670, região onda loja foi saqueada por volta da 19h30; movimento de polícia diminui durante a noite - Rubens Cavallari - 31.jan.2024/Folhapress

Além disso, deve ocorrer um aumento no número de PMs nos batalhões da região no fim deste mês, após o encerramento da Operação Verão, que reforça o policiamento no litoral paulista com policiais de outras partes do estado. Essas vagas devem ser preenchidas com PMs formados no último curso de preparação da corporação.

Tarcísio e Derrite participaram nesta quinta da inauguração da nova Companhia da Força Tática, que integra o 7º Batalhão da PM na capital. A unidade dispõe de 48 policiais em dez carros e motos.

O prédio fica no número 490 da rua Vitória, a um quarteirão da rua Santa Ifigênia. Além disso, está bem próximo da cracolândia: a rua está ligada à dos Protestantes, onde hoje os usuários se concentram no trecho entre as ruas dos Gusmões e Vitória.

Além disso, o governo Tarcísio planeja inaugurar na região uma nova companhia de motocicletas, que deve ter 80 PMs. Ao todo, o secretário estima que haverá 300 novos PMs atuando na região, aproximadamente, até o fim do ano.

policiais fardados estão diante de prédio com inscrição Polícia Militar 190
Nova sede da Companhia de Força Tática do 7º Batalhão Metropolitano na rua Vitória, 490, no centro de São Paulo - Alex Fernandes/Governo do Estado de SP

Comerciantes que trabalham na região da Santa Ifigênia, conhecida pela venda de equipamentos eletrônicos, têm contratado vigilantes particulares para proteger os estabelecimentos à noite.

"É uma opção do comerciante", diz Derrite sobre a contratação de vigias noturnos. "Vai aumentar a visibilidade e a percepção de segurança pública aqui na região com a presença, em especial, de um equipamento publico. Nós temos um prédio ali."

A Prefeitura de São Paulo, por outro lado, já tem alardeado o aumento de efetivo policial no centro. No fim de 2023, a gestão Ricardo Nunes (MDB) já afirmava que o policiamento na região central havia sido reforçado com 1.500 PMs na Operação Delegada, ou seja, trabalhando durante a folga.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.