Polícia prende quadrilha que prometia empréstimo para negativados em SP

Nove suspeitos de participação no golpe foram detidos em edifício no vale do Anhangabaú, no centro da capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma ação da Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (29) fechou uma central de golpe para negativados localizada em um edifício no vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo.

Segundo a polícia, os golpistas ofereciam empréstimo para pessoas com nome sujo. Todo o crime era feito por meio remoto, e os criminosos prometiam depositar os valores pretendidos pelas vítimas via Pix.

O golpe era aplicado da seguinte forma: após pesquisar por empréstimo na internet e localizar a página dos golpistas, a pessoa era direcionada para uma conversa via WhatsApp. Ao dizer à vítima que ela não tinha score (pontuação) para obter o empréstimo, solicitavam que ela fizesse um depósito para que o dinheiro fosse liberado —o beneficiário do depósito era uma pessoa física, uma vez que os golpistas não tinham uma empresa regular.

Central clandestina funcionava em duas salas dentro de edifício no centro de São Paulo
Central clandestina funcionava em duas salas dentro de edifício no centro de São Paulo - Divulgação/Polícia Civil

De acordo com a 1° Cerco (Corpo Especial de Repressão ao Crime Organizado), os golpistas se aproveitam da vulnerabilidade das pessoas que estão com o nome sujo.

A investigação durou dois meses. "Durante serviço de inteligência e investigação do Cerco, logramos êxito em desmantelar uma associação criminosa que aplicava golpes por todo o país, valendo-se da situação de desespero e necessidade das vítimas", disse a chefe dos escrivães, Eliana Rangel.

Nove pessoas foram presas em flagrante por estelionato e associação criminosa. Elas estavam em duas salas no mesmo imóvel. Os investigadores agora pretendem localizar as vítimas dos golpistas para chegar ao valor que a quadrilha pode ter movimentado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.