Descrição de chapéu universidade enem

Prouni recebe inscrições até esta sexta (5); veja como fazer

Estudantes concorrem a bolsas integrais e de 50% em instituições privadas de ensino superior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prazo para se inscrever no Prouni (Programa Universidade Para Todos) termina às 23h59 desta sexta-feira (5). Inicialmente as inscrições seriam aceitas até esta quinta (4), mas o MEC (Ministério da Educação) decidiu prorrogar o prazo após falhas no site de cadastro.

A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa.

Os inscritos concorrem a bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições privadas de ensino superior. As bolsas valem para graduação e cursos sequenciais, com ingresso neste 2º semestre de 2022.​

Candidatos chegam para o 1º dia de provas do Enem 2021, na Unip da avenida Marquês de São Vicente, em São Paulo.
Candidatos chegam para o 1º dia de provas do Enem 2021, na Unip da avenida Marquês de São Vicente, em São Paulo. - Eduardo Anizelli/Folhapress

Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021 ou de 2020 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas. Estudantes que tiraram zero na redação ou participaram do Enem como treineiros não podem se inscrever no Prouni.

O programa é voltado para alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou em colégio privado na condição de bolsista, mas neste ano começou a valer nova regra criada no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) que possibilita o acesso de estudantes de escolas privadas a vagas não preenchidas.

Para concorrer às bolsas do Prouni, o candidato deve comprovar um limite de renda:

  • Para bolsa integral: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.818)
  • Para bolsa parcial: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 3.636)

Também podem se candidatar ao Prouni pessoas com deficiência e, ainda, professores da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica —neste último caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais.

Candidatos com deficiência, pretos, pardos e indígenas têm a opção de concorrer às vagas destinadas às políticas afirmativas.

Ao se inscrever no Prouni, os candidatos podem selecionar duas instituições às quais concorrer, bem como dois cursos e dois turnos. As opções devem ser indicadas por ordem de preferência, e os estudantes podem fazer alterações a qualquer momento durante o prazo de inscrição. Será considerada válida a última opção confirmada na página do candidato quando o período de inscrição chegar ao fim.

No momento em que o candidato selecionar as instituições de ensino que deseja, será alertado caso a entidade tenha um processo seletivo próprio.

Após a inscrição, os candidatos são classificados conforme suas opções, notas no Enem e modalidade de concorrência. As instituições de ensino têm 24 horas, a partir da divulgação dos resultados das chamadas, para explicar aos estudantes os critérios para aprovar ou não um candidato.

Veja o cronograma do Prouni

  • Inscrição

    1º a 5 de agosto

  • Resultado da 1ª chamada

    8 de agosto

  • Comprovação de informações da 1ª chamada

    8 a 17 de agosto

  • Resultado da 2ª chamada

    22 de agosto

  • Comprovação de informações da 2ª chamada

    22 de agosto a 31 de setembro

  • Prazo para lista de espera

    5 e 6 de setembro

  • Divulgação da lista de espera

    9 de setembro

  • Comprovação de informações da lista de espera

    10 a 16 de setembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.