Descrição de chapéu Dias Melhores

Programa oferece 40 mil vagas para ajudar alunos de escolas públicas a acessar universidades

Estudantes recebem orientação de monitores voluntários para organizar os estudos do vestibular e participar de processos seletivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Programa Salvaguarda, que oferece ajuda nos estudos e na escolha da profissão de jovens, tem 40 mil vagas disponíveis para alunos de escolas públicas reforçarem o preparo para os vestibulares neste ano.

As inscrições estão abertas até o próximo domingo (19) e são gratuitas. O conteúdo do site, segundo a coordenação, está aberto para qualquer estudante do país. Mas quem se inscreve tem acesso a uma rede com mais de mil voluntários.

Vinicius de Andrade é o idealizador do projeto Salvaguarda
Vinicius de Andrade é o idealizador do projeto Salvaguarda - Arquivo pessoal

Pelo programa, sempre que o aluno tiver uma dúvida, em qualquer área de interesse, ele recebe o contato de um estudante ou profissional, que poderá auxiliá-lo.

"Temos esse conjunto de funcionalidades e suporte que trabalham em três frentes: motivação, conteúdo e informação, que vai desde o corretor de redação, ter um tutor para ajudar a se organizar, acolhimento psicológico, monitorias das disciplinas, simulado, auxílio para a escolha profissional", explica o economista Vinicius de Andrade, idealizador e fundador do Salvaguarda.

"É uma mentoria personalizada que trabalha as mais diversas demandas do jovem e consegue conectar estudantes do Brasil inteiro com aqueles de todas as universidades públicas do país", diz.

Jéssika Cristina Marques Dias participou do projeto em 2021 e 2022 e foi aprovada no curso de ciências contábeis da USP em Ribeirão Preto.

"O projeto é muito importante na vida dos alunos de escola pública que, majoritariamente, não têm acesso a plataformas pagas que ajudam no preparo. Me ajudou bastante, principalmente em relação à redação. O site do projeto tem informações que ajudam o vestibulando a saber mais das formas que existem para entrar em uma faculdade —muitas vezes a escola pública não transmite isso para os alunos", conta.

Camila Vitória Toledo participou do projeto no segundo semestre de 2022 e foi aprovada em ciências econômicas na Unesp (Universidade Estadual Paulista) e na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Ela optou por estudar na Unesp em Araraquara.

Ela soube do projeto quando assistiu a uma palestra sobre o projeto na escola em que estudava em Dois Córregos (SP).

"Tinha um grupo de matemática para o qual eu enviava mensagens a qualquer hora para tirar dúvida, e a pessoa disponível no momento respondia. Utilizei muito esse recurso, principalmente em matemática e história", diz.

O que mais fez diferença, segundo a estudante, foi a monitoria. "Coloquei que queria fazer economia e eles me enviaram um monitor que fazia mestrado na área. Ele me ajudou muito a fazer um cronograma, me motivou bastante a estudar, me ligava, e a gente via as melhores opções de faculdade e os vestibulares mais importantes. Até a questão de moradia na cidade da faculdade ele ajudava, a ver os auxílios que a faculdade disponibilizava", afirma.

Beatriz Malta de Assis é voluntária do projeto e ajuda estudantes no processo de escolha das universidades
Beatriz Malta de Assis é voluntária do projeto e ajuda estudantes no processo de escolha das universidades - Arquivo Pessoal

Beatriz Malta de Assis, engenharia civil, é voluntária desde 2021. Ela orienta com dicas de vestibulares, informações sobre as áreas de interesse e os processos seletivos das instituições.

"Percebi que muitos alunos conhecem o Enem e o Sisu, mas não sabem sobre outros vestibulares e detalhes dos processos de seleção. Não sabem que existem processos das faculdades particulares que oferecem bolsas ou outras faculdades fora do estado que podem ser uma possibilidade", diz.

O projeto nasceu em 2017, na região de Ribeirão Preto, quando Andrade estudava economia na USP. Ele percebeu que faltavam informações aos estudantes.

Com a ajuda de voluntários, ele mapeou cerca de 154 universidades públicas gratuitas e agrupou diversas informações: história da universidade, cursos, formas de ingresso, localização, programas de bolsas, ações afirmativas e contatos.

Segundo o idealizador, o programa já auxiliou mais de 30 mil estudantes e alcançou mais de mil aprovações.


SERVIÇO

  • Prazo de inscrição: 19 de março
  • Como fazer: preencher um formulário no site do programa. Após a confirmação, entre os dias 20 e 25, é chamado para agendar uma reunião de acolhimento com um voluntário (o não comparecimento gera a desclassificação)
  • Documentação: Depois da reunião, alguns documentos, como a comprovação de que cursa ou cursou o ensino médio na rede pública, são solicitados
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.