Einstein inaugura escola com ensino médio técnico em Paraisópolis

Formação será voltada à área de administração em serviços de saúde; aulas começam no ano que vem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein inaugurou nesta semana um novo centro educacional em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. A unidade vai oferecer o ensino médio técnico gratuitamente para adolescentes da comunidade, com formação voltada à área de administração em serviços de saúde.

O curso, com três anos de duração, terá carga horária integral e será voltado a jovens de 15 a 17 anos. Além de disciplinas como matemática, geografia, história e português, que já são comuns ao ensino médio, a grade acadêmica terá matérias voltadas ao preparo para o mercado de trabalho —técnica de atendimento, administração hospitalar, marketing e logística são algumas das matérias oferecidas.

A metodologia é baseada nos cursos de outro centro educacional do Einstein, que desde 2019 oferece ensino médio integrado ao técnico na avenida Paulista.

imagem aérea mostra prédio de cinco andares em meio a construções baixas
Edifício em que será oferecido o ensino médio técnico, na rua Ernest Renan, em Paraisópolis - Fábio H. Mendes/E6 Imagens

A primeira turma, que inicia as atividades no início de 2024, será formado por 40 estudantes. A seleção dos jovens será composta de uma avaliação socioeconômica, provas de português e matemática e entrevista com o candidato e responsáveis.

"Estamos falando de um curso em modelo de carga horária integral, que alia excelência na formação profissional com uma grade acadêmica robusta em matérias da base nacional comum curricular. Trata-se de uma formação ampla e que gera mais possibilidades de atuação profissional após o término do curso", explica Alexandre Holthausen, diretor de ensino e consultoria do Einstein.

Todos os estudantes receberão material escolar, uniformes e alimentação durante os três anos de formação.

"Essa inauguração amplia a solidez da nossa atuação e permite uma contribuição ainda maior para a mudança de vida desses jovens e de seus familiares", diz Telma Sobolh, presidente do Voluntariado do Einstein, braço filantrópico da entidade, com atuação na comunidade há 20 anos.

O novo prédio, que tem cinco andares, foi erguido na rua Ernest Renan, uma das principais vias de Paraisópolis. O investimento para implementação da escola, incluindo edificação e equipamentos, foi de R$ 16 milhões, arrecadados por meio de doações pelo Voluntariado Einstein.

O presidente do Einstein, Sidney Klajner, afirma que a responsabilidade é um dos pilares da instituição, que atua para reduzir desigualdades nas comunidades mais próximas -Paraisópolis fica a cerca de 3 km da principal unidade do hospital, no Morumbi. "A inauguração do novo prédio, que abrigará atividades de capacitação, cultura e ensino, nos enche de orgulho e esperança de tornarmos o futuro um lugar melhor", diz Klajner.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.