Descrição de chapéu Enem transporte público

Cidade de São Paulo terá ônibus de graça em dias de provas do Enem

Isenção do pagamento valerá das 9h às 21h nos próximos dois domingos (5 e 12)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cidade de São Paulo terá gratuidade nos ônibus do transporte público nos próximos domingos (5 e 12), dias de aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), a medida foi tomada para disponibilizar o acesso dos candidatos aos locais de prova.

Candidatos do Enem, 2022, esperam a abertura dos portões na Unip, da rua Vergueiro - Bruno Santos - 13.nov.2023/ Folhapress

Conforme a Folha publicou, milhares de estudantes em diversas regiões reclamam que foram alocados para realizar as provas em locais bem distantes de suas residências. O que rendeu diversas críticas ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

O governo Lula (PT) confirmou que cerca de 50 mil inscritos no Enem 2023 foram alocados em locais distantes das suas casas e terão a oportunidade de fazer as provas em dezembro.

A gratuidade dos ônibus será das 9h até as 21h. Neste período, será permitido embarcar e desembarcar pela mesma porta, sem pagamento da tarifa. O fechamento dos portões está marcado para as 13h.

A SPTrans, diz a prefeitura, irá monitorar a operação dos ônibus ao longo do domingo e reforçar a frota de algumas linhas que operam em trajetos que atendem locais de prova com grande movimentação de estudantes.

O Enem é realizado em dois domingos. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h nos dois dias. As provas começam às 13h30, e terminam, no primeiro, dia, às 19h, e no segundo, às 18h30.

O horário de referência é o de Brasília. O exame terá quatro provas objetivas —cada uma com 45 questões— e uma redação. Para levar o caderno para casa, é preciso sair nos últimos 30 minutos de prova.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens —que inclui português ou espanhol de acordo com a inscrição do candidato, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a redação.

No segundo, os candidatos fazem as de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.