Atlética de farmácia da USP é acusada de racismo em publicação no Instagram

'Para dar ordens e chicotadas, dê play nos sucessos da Sinhá', trazia mensagem de apresentação da nova presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma publicação da atlética de farmácia da USP (Universidade de São Paulo) foi acusada de ter teor racista por alunos.

Na última quinta-feira (7), o grupo divulgou no Instagram uma mensagem para apresentação da sua nova direção. A ideia da equipe de comunicação foi mimetizar a capa de uma playlist da plataforma Spotify, mas com a imagem da presidente recém-eleita ao centro, o nome dela, e alguns dizeres.

"Para dar ordens e chicotadas. Dê play nos sucessos da Sinhá", trazia o texto. Sinhá era o tratamento que os escravos davam a sua senhora.

.
Publicação feita pela atlética de farmácia da USP na quinta-feira (7) - Reprodução/ Instagram

Na sexta-feira (8), a atlética apagou a postagem e se desculpou pelo ocorrido. "Entendemos agora que o que foi dito tem uma interpretação errada e sentimos muito por todos e qualquer um que se sentiram ofendidos", declarou em nota.

"Racismo é crime e de maneira nenhuma gostaríamos de passar qualquer mensagem diferente dela", prosseguiram.

Ocorre que, com a mensagem inicial no ar por mais de 24h, milhares de comentários contrários já haviam sido feitos. Além disso, compartilhamentos criticando a atlética surgiram em outras redes sociais.

"Não adianta apagar atlética farma USP, todos nós vimos um post nitidamente racista", escreveu um usuário no X, ex-Twitter.

A direção da Faculdade de Ciências Farmacêuticas anunciou uma sindicância.

"Ressaltamos que essa diretoria considera inadmissível toda e qualquer forma de preconceito e já está tomando as providências legais junto aos órgãos competentes da reitoria", escreveu a direção em seu site oficial.

O núcleo de direitos humanos, a ouvidoria e a comissão de inclusão e pertencimento da USP também devem participar das investigações e opinar sobre possíveis punições aos envolvidos.

A atlética é uma associação formada por alunos de um ou mais cursos de uma faculdade para representação esportiva, como um clube. Ela é gerida de forma voluntária pelos estudantes.

Em geral, a equipe conta com presidente, vice, tesoureiro, secretário, diretor de marketing, diretor de esportes e diretor de eventos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.