Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2012 - 05h36

Ministério da Saúde faz acordo para produção de droga anti-HIV

Publicidade

DIANA BRITO
DO RIO

O Ministério da Saúde firmou ontem parceria com o laboratório americano Bristol-Myers Squibb para a transferência da tecnologia de fabricação do antirretroviral sulfato de atazanavir.

Terapia anti-HIV reduz risco entre casais

A transferência deverá ser concluída até 2016. O medicamento é essencial para o coquetel ministrado a portadores do vírus da Aids em fase intermediária.

Atualmente, 10 dos 20 remédios oferecidos pelo sistema público de saúde são fornecidos por laboratórios nacionais. Com o acordo, a maioria passa a ser produzida no Brasil.

A produção do atazanavir acontecerá na Farmanguinhos, laboratório da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Especialistas do instituto irão aos Estados Unidos aprender, no laboratório Bristol, a produzir o medicamento. O Bristol detém a patente até 2017.

"A parceria é fundamental para que o Brasil produza mais um medicamento contra a Aids com tecnologia nacional", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O antirretroviral, que já é distribuído aos pacientes do SUS, é utilizado por cerca de 45 mil pessoas, 20% do total de portadores de HIV atendidos. Atualmente, o governo gasta em média R$ 86,4 milhões por ano com a compra do medicamento.

Cada comprimido de 300 mg de Atazanavir custa R$ 5,58. O medicamento é utilizado diariamente pelo portador do vírus.

Em fevereiro de 2011, houve falta do medicamento no país. O motivo não foi divulgado. O diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, diz que há estoques do remédio, mas não informou a quantidade.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página