Descrição de chapéu Dengue Projeto Saúde Pública

Guarulhos, cidade de SP com mais óbitos por dengue, confirma morte de adolescente de 16 anos

Tempo entre início de sintomas e morte do jovem foi de cinco dias; óbito foi registrado em 27 de fevereiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (7), por meio do monitor da dengue, que a morte de João Vitor Ribeiro Biassi, de 16 anos, foi causada pela doença. Natural de Guarulhos, o jovem começou a apresentar os sintomas da doença em 22 de fevereiro e morreu no dia 27.

Segundo informações da Prefeitura de Guarulhos, o adolescente passou pela triagem do Hospital Pimentas Bonsucesso no dia 23 de fevereiro, às 13h. A nota, enviada à Folha, informa ainda que o atendimento médico estava demorando cerca de duas horas, e o paciente teria sido chamado depois das 15h, mas já não estava mais no local.

Mosquito Aedes Aegypti, o transmissor do vírus causador da dengue
Mosquito Aedes Aegypti, o transmissor do vírus causador da dengue - Lalo de Almeida/Folhapress

No mesmo dia, o jovem buscou atendimento em uma UPA na capital paulista e, na sequência, foi encaminhado para o Hospital Municipal Tide Setúbal, na zona leste de São Paulo. Pacientes com diagnóstico de dengue têm sido endereçados à unidade.

Até o momento, a cidade de Guarulhos é a que contabiliza mais mortes pela doença em todo o estado, somando cinco, no total, com mais quatro óbitos em investigação. Foram confirmados 8.720 casos da doença no município e outros 868 seguem em investigação.

Segundo o painel de monitoramento do estado de São Paulo, na cidade foram registrados os óbitos de três mulheres, duas com idades entre 35 e 80 anos –uma delas sem a faixa etária identificada– e dois homens de 15 a 49 anos.

Em 20 de fevereiro, Guarulhos iniciou a campanha de vacinação contra a dengue das faixas etárias de até 14 anos. As 34.270 doses do imunizante Qdenga seriam suficientes para proteger 77% do público-alvo da cidade. Até o momento, 7.450 doses foram aplicadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.