Descrição de chapéu medicina África

Reino Unido compra 150 mil doses da vacina contra Mpox, mesmo sem registro de caso da nova cepa

A doença se espalhou pela República Democrática do Congo e entre países vizinhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O governo do Reino Unido encomendou mais de 150 mil doses da vacina Mpox da Bavarian Nordic para reforçar sua preparação contra uma nova forma do vírus que está se espalhando atualmente em países africanos.

Um tubo de ensaio rotulado "Mpox vírus positivo" - Dado Ruvic/Reuters

Embora ainda não tenham sido detectados casos de Mpox do clado I no Reino Unido, a cepa se espalhou rapidamente fora da República Democrática do Congo (RDC), onde o último surto começou, entre seus vizinhos.

"Estamos nos preparando para quaisquer casos que possamos ver no Reino Unido e a vacinação desempenha um papel vital em nossas defesas", disse Susan Hopkins, conselheira médica-chefe da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido.

O governo planeja oferecer a vacina para aqueles elegíveis em etapas e com base nas necessidades clínicas.

O governo concordou que a homens gays, bissexuais ou outros que têm relações sexuais com homens, certos trabalhadores da saúde e trabalhadores da saúde e humanitários especializados que vão para países afetados e contatos próximos de um caso confirmado de Mpox devem ser oferecidos vacinação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a vacina da Bavarian Nordic na última sexta-feira e criou um esquema para ajudar a levar a vacina, testes e outros tratamentos para as pessoas mais vulneráveis nos países mais pobres do mundo.

Alguns países se comprometeram a doar doses de vacinas Mpox para países da África.

A União Europeia se comprometeu a compartilhar 215 mil doses com os países africanos afetados e também instou seus membros a coordenar suas doações em vez de fazê-las individualmente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.