Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2010 - 07h40

Relembre as principais notícias de saúde que marcaram 2010

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Leia a seguir os principais assuntos de Saúde que mereceram destaque em 2010 na Folha:

Economia / Mundo / Cotidiano / Poder / Esporte / Tecnologia / Ilustrada / Ciência

MARÇO

Corante ocular

Divulgação
Pesquisadores desenvolveram um corante intraocular a partir da antocianina, uma substância presente no açaí
Pesquisadores desenvolveram um corante intraocular a partir da antocianina, uma substância presente no açaí (foto)

Pesquisadores do Departamento de Oftalmologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) desenvolveram um corante intraocular a partir da antocianina, uma substância do açaí. A patente do produto foi obtida no dia 2 de março e o corante natural começou a ser utilizado em cirurgias na universidade em abril. Segundo um estudo, o corante natural é 20 vezes mais barato do que os convencionais. Cada frasco usado por operação custa de R$ 200 a R$ 500.

Os corantes são utilizados em cirurgias da retina (camada mais interna do globo ocular) e do vítreo (componente que preenche o olho, responsável pelo tônus ocular), para que seja possível visualizar membranas e tecidos transparentes na correção de doenças que acometem o fundo dos olhos, como a retinopatia diabética e descolamentos da retina e do vítreo.

Sibutramina

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) endureceu as regras para prescrição e venda de drogas para emagrecer que contêm sibutramina. Desde o dia 30 de março de 2010, elas deixaram de ser vendidas com receita branca (de controle simples) e passaram a ser vendidas com receita azul (de controle especial).

Após as restrições, as vendas de inibidores de apetite com sibutramina caíram 60% neste ano --segundo balanço divulgado no dia 6 de agosto--, quando passaram a ser controladas. Até então, a droga era a mais usada para perder peso.

MAIO

Gravidez natural para soropositivos

SXC
Ministério elaborou um documento que instrui esses casais sobre a forma mais segura de reprodução natural
Ministério elaborou um documento que instrui esses casais sobre a forma mais segura de reprodução natural

O Ministério da Saúde elaborou em maio um documento em que estimula portadores de HIV que queiram ter filhos a fazer sexo desprotegido em condições específicas. Segundo o texto, se o casal planejar a gravidez na melhor fase clínica do tratamento, o risco de transmitir o vírus é muito menor. Isso inclui estar com a quantidade de vírus baixa e o total de células de defesa elevado, não ter doenças crônicas associadas nem infecções no trato genital. A relação deve ocorrer no dia do período fértil da mulher. Especialistas em Aids apoiam a intenção do governo.

JULHO

Pior lugar para morrer

Estudo inédito que compara os cuidados com pacientes terminais em diversos países coloca o Brasil entre os piores lugares para morrer. Entre as 40 nações analisadas, o Brasil só não é pior do que Índia e Uganda, de acordo com o trabalho, feito pela unidade de inteligência da revista "The Economist".

Cada país recebeu sua pontuação no recém-criado índice de qualidade de morte. A nota é composta por indicadores qualitativos e quantitativos, normalizados e traduzidos em números. Dispostos em quatro categorias, os indicadores incluem desde macrodados -como expectativa de vida e porcentagem do PIB destinada à saúde- até fatores como a facilidade em se obter analgésicos e se os estudantes de medicina são treinados em cuidados paliativos.

AGOSTO

Murad Sezer/Reuters
No dia 10 de agosto, a OMS anunciou o fim da pandemia de gripe suína, 14 meses depois de ter declarado nível máximo de alerta
Em agosto, a OMS anunciou o fim da pandemia de gripe suína, 14 meses depois de ter declarado nível máximo de alerta

H1N1

No dia 10 de agosto, a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia de gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1), 14 meses depois de ter declarado o nível máximo de alerta pela aparição do vírus. Segundo o mais recente balanço da OMS, a gripe matou 18.449 pessoas em 214 países e territórios.

Brasileiros ficando gordos

Fernando Donasci/Folhapress
A população brasileira está ficando mais gorda em velocidade acelerada, segundo dados de pesquisa do IBGE
A população brasileira está ficando mais gorda em velocidade acelerada, segundo dados de pesquisa do IBGE

A população brasileira está ficando mais gorda em velocidade acelerada. Dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados no dia 27 de agosto indicam que o total de homens acima do peso na população de 20 anos ou mais chegou a 50,1%. Na POF de 2002-2003, essa proporção era de 41,4%.

O aumento de peso pode ser percebido em todas as faixas etárias, independente do sexo, da região ou da faixa de renda. Entre as mulheres, a proporção de pessoas acima do peso aumentou de 40,9% para 48%. Na prática, quase metade da população está acima do peso.

Desnutrição infantil

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ao comentar os resultados da Pesquisa de Orçamentos Familiares com dados sobre o estado nutricional da população brasileira, comemorou a queda da desnutrição infantil. Ele afirmou que o estímulo ao aleitamento materno contribuiu para essa melhoria e diz que hoje não mais se verifica a diferença na altura média de crianças do nordeste com as do sul do país.

SETEMBRO

Avandia

A Anvisa cancelou o registro do medicamento Avandia no dia 29 de setembro, fabricado pela empresa GlaxoSmithKline, que tem como princípio-ativo a substância rosiglitazona. O remédio é utilizado no tratamento contra a diabetes tipo 2.

A decisão foi tomada após a avaliação de estudos que demostraram que os riscos da utilização do medicamento superam seus benefícios. Também foi determinado que o laboratório produtor do medicamento faça o recolhimento do produto em todo o território nacional.

OUTUBRO

Novas diretrizes da cirurgia plástica

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica prepara novas normas de segurança para o paciente. Entre as novas recomendações estão a limitação do número de procedimentos a serem feitos em uma só cirurgia, a definição de exames exigidos antes da operação, as restrições para procedimentos em adolescentes e a definição do tipo de anestesia para cada caso. Segundo a sociedade, a revisão é necessária em função dos avanços tecnológicos e do aumento no número de plásticas, além dos casos de mortes.

NOVEMBRO

Antibióticos

Alessandro Shinoda/Folhapress
Cliente apresenta receita médica em farmácia na avenida Paulista, região central de SP, para comprar antibiótico
Cliente apresenta receita médica em farmácia na avenida Paulista, região central de SP, para comprar antibiótico

No dia 28 de outubro, a Anvisa publicou no "Diário Oficial da União" as novas regras para controlar a venda de antibióticos. Desde o dia 28 de novembro, 93 substâncias usadas como princípio ativo de antimicrobianos passaram a ser vendidas com a apresentação de uma receita especial, em duas vias. A primeira é retida na farmácia, e a segunda é devolvida carimbada ao cliente. A medida vale para comprimidos, xaropes e pomadas. Quem prescrever as receitas deve atentar para a necessidade de entregar de forma legível e sem rasuras duas vias do receituário aos pacientes.

Veja as novas regas.

DEZEMBRO

Mortes por Aids no Brasil

Segundo dados do balanço anual divulgado pelo Ministério da Saúde no dia 1º de dezembro, o total de casos de Aids acumulado no Brasil entre 1980 e junho de 2010 é de 592.914 pessoas. Só em 2009, 38.538 pessoas foram infectadas. O número é maior que o total de novos casos de Aids em 2008, que somaram 37.465.

Ortotanásia

O Congresso Nacional deu mais um passo para a regulamentação da ortotanásia no Brasil. Uma semana depois de a Justiça Federal dar respaldo aos médicos que optarem por não tentar prolongar a vida de doentes terminais, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou no dia 8 de dezembro projeto de lei que define os procedimentos necessários para a prática.

A proposta aprovada pelos deputados detalha pontos como a exigência de autorização expressa do paciente, da família ou do representante legal para a ortotanásia. O projeto prevê que o pedido será avaliado por uma junta médica antes da decisão final.

Feijão e arroz perdem espaço

Tuca Vieira/Folhapress
Prato típico da culinária brasileira, o feijão com arroz vem perdendo espaço nos domicílios para produtos industrializados
Prato típico da culinária brasileira, feijão com arroz vem perdendo espaço nos domicílios para industrializados

Prato típico da culinária brasileira, o feijão com arroz vem perdendo espaço nos domicílios para produtos industrializados e semiprontos. A mudança foi constatada pela pesquisa "Aquisição alimentar domiciliar per capita", divulgada no dia 16 de dezembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O estudo mostrou que, em 2009, cada brasileiro adquiria em média 14,6 kg de arroz por ano para consumo no lar. O número é 40,5% menor do que os 24,5 kg de 2003. No caso do feijão, a quantidade passou de 12,4 kg para 9,1 kg no período, numa redução de 26,4%. Por outro lado, os alimentos preparados e misturas industriais, como pizzas congeladas e misturas para bolos, tiveram o maior aumento em relação a 2003, de 37%.

Tabela nutricional em redes de fast food

Eduardo Knapp/Folhapress
Em acordo com o governo, mais de 60 redes de alimentos se comprometem a divulgar dados sobre seus produtos
Em acordo com o governo, mais de 60 redes de alimentos se comprometem a divulgar dados sobre seus produtos

Mais de 60 das principais redes de lanchonetes e restaurantes do país passarão, em 2011, a divulgar as informações nutricionais dos alimentos que vendem. Os estabelecimentos deverão informar em local visível dados como valor energético e quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e sódio de cada alimento.

Essas informações serão dispostas em tabelas e impressas em embalagens (se houver), cartazes, cardápios ou folhetos. Se a empresa tiver site, também deve divulgar ali os dados nutricionais. As empresas têm seis meses para cumprir o acordo, que saiu depois de mais de um ano de discussões entre as partes e que foi firmado no começo de dezembro com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Ministério Público Federal de Minas Gerais.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página