Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

12/01/2010

História

da Folha Online


COMEÇO

O Paulista teve o seu início em 1902 e foi disputado por cinco clubes que compunham a Liga Paulista de Futebol: São Paulo Athletic, Paulistano, Germânia, Mackenzie e Internacional. Os "ingleses" do São Paulo Athletic foram os primeiros campeões da competição estadual.

Robson Ventura/04.mai.2008/Folha Imagem
Jogadores do Palmeiras comemoram fim de tabu em 2008
Jogadores do Palmeiras comemoram fim de tabu em 2008

Em 1913, Paulistano, Mackenzie e Palmeiras fundaram a Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos) e resolveram deixar a Liga devido à inclusão de clubes mais populares, como o Corinthians e o Ypiranga. Mas a divisão durou pouco tempo e, em 1917, as duas ligas foram unificadas.

O campeonato voltou a se dividir em 1926, quando o Paulistano brigou com a Apea e acabou criando a LAF (Liga de Amadores do Futebol). Desta forma, o Estado teve dois campeonatos por mais três anos. Com a extinção da LAF em 1930, o Paulista voltou a ter um único campeão.

A calmaria, no entanto, durou apenas cinco anos, e, em 1935, uma nova divisão aconteceu com a criação de LPF (Liga Paulista de Futebol). No entanto, em 1936, o campeonato da Apea foi extinto, e, desde então, o Estadual se consolidou e não houve mais disputas entre ligas paralelas.

CAMPEÕES

O Corinthians é o maior vencedor da história do Paulista. Apesar do jejum de 23 anos (entre 1954 e 1977), a equipe do Parque São Jorge soma 26 conquistas.

Atrás do Corinthians, aparece o Palmeiras. O time do Parque Antarctica tem 22 títulos, um a mais do que o São Paulo --o clube do Morumbi, no entanto, venceu também o Supercampeonato Paulista de 2002, competição que reuniu três times oriundos do Torneio Rio-São Paulo e o campeão estadual daquele ano, o Ituano.

A quarta colocação no ranking pertence ao Santos. O time do litoral acumula 17 troféus.

EM 2009

O atacante Ronaldo voltou ao futebol brasileiro em grande estilo. O Fenômeno marcou seu primeiro gol pelo Corinthians diante do arquirrival Palmeiras e foi fundamental na reta final do Campeonato Paulista, torneio vencido pelo clube do Parque São Jorge.

Rubens Cavallari/09.mar.2009/Folha Imagem
Corintianos sobem no alambrado para comemorar gol 1º gol de Ronaldo pelo clube
Corintianos sobem no alambrado para comemorar gol 1º gol de Ronaldo pelo clube

Depois de eliminar o São Paulo nas semifinais, o Corinthians bateu o Santos na decisão. O título foi praticamente decidido na primeira partida, vencida por 3 a 1, na casa do adversário. No Pacaembu, o empate por 1 a 1 foi suficiente para dar ao time alvinegro seu 26º título estadual.

A competição foi marcada pelo duelo entre os "camisas 9" dos quatro grandes do Estado: Washington (São Paulo), Keirrison (Palmeiras) e Kléber Pereira (Santos), além de Ronaldo. Só que o artilheiro acabou sendo a surpresa Pedrão, do Barueri, que marcou 16 gols.

Guaratinguetá, Marília, Guarani e Noroeste foram rebaixados para a Série A-2 e serão substituídos em 2010 por Rio Branco, Rio Claro, Monte Azul e Sertãozinho.


PELÉ: "REI" TAMBÉM DO PAULISTA

Pelé disputou seu primeiro Paulista em 1957 e, em seu jogo de estreia, marcou um gol na vitória de 5 a 3 do Santos sobre o XV de Piracicaba, em 14 de julho daquele ano.

Na temporada seguinte, o "Rei do futebol" foi o artilheiro do campeonato com incríveis 58 gols, recorde que até hoje não foi superado. No mesmo ano, conquistou seu primeiro título do Estadual com uma das campanhas mais impressionantes de toda a história da competição, quando a equipe santista marcou 143 gols.

Na carreira, Pelé foi o artilheiro máximo do Paulista em 11 oportunidades, sendo nove consecutivas. Nenhum outro jogador alcançou tantas glórias no campeonato. No período em que contou com seu maior ídolo, o Santos conquistou dez títulos estaduais --66,7% do total que possui.

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página