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28/02/2008
Glossário
A | B | C | D | E | F | G | K | M | P | Q | R | S | T | V |
Aderência: Intensidade do contato entre os pneus em movimento e a superfície da pista.
Aerofólio: Peça que tem função de pressionar a parte traseira do carro contra o solo e com isso dar maior estabilidade.
Bandeiras: Instrumentos usados pelos fiscais e comissários para comunicação com os pilotos.
Bandeirinha: Fiscal encarregado de acionar as bandeiras de comunicação durante as provas.
Biscoito: Tipo de pneu com ranhuras indicado para pistas molhadas.
Caixa de brita: Área de proteção na parte externa das curvas, onde é colocada brita com o objetivo de diminuir a velocidade dos carros em caso de derrapagem ou acidente.
Câmbio: Sistema semi-automático eletrônico de mudança de marchas (fica atrás do volante).
Carenagem: Carroceria do F-1; revestimento que proporciona eficiência aerodinâmica ao carro.
Centralina: Cérebro eletrônico do carro, que controla a injeção de gasolina no motor e a ignição.
Chassi: Estrutura básica do carro que envolve o piloto e sustenta os componentes do carro.
Chicane: Espécie de "dente" feito no traçado, com o objetivo de reduzir a velocidade dos carros.
Cilindrada: Volume de todos os cilindros do motor.
Circuito: Local onde são realizadas as provas do Mundial.
Cockpit: Lugar em que o piloto dirige o carro.
Controle de tração: Dispositivo eletrônico que impede as rodas de patinarem. Está proibido na F-1.
Defletor: Apêndice aerodinâmico dos carros de F-1, localizado entre os eixos.
Diretor de prova: Responsável pelas decisões tomadas durante toda a corrida.
Doctor car: Veículo que leva o médico da FIA para intervenções nos locais de acidentes.
Escuderia: É a equipe de F-1. O campeonato de 2010 contará com a participação de 12 times.
FIA: Federação Internacional de Automobilismo, é a entidade máxima do automobilismo mundial e responsável pelas regras do Mundial de F-1. É presidida pelo francês Jean Todt.
FOM: Holding presidida por Bernie Eclestone que cuida dos interesses comerciais e midiáticos da categoria.
Fota: Associação que reúne as equipes de F-1. É presidida por Martin Whitmarsh, da McLaren.
Grid de largada: Alinhamento para a largada organizado de acordo com os melhores tempos nos treinos oficiais.
Grip: Palavra inglesa, muito usada pelos pilotos, que significa aderência.
GP: Grande Prêmio. No calendário 2010 da F-1 está previsto um total de 19 provas.
Guard-rail: Barreira metálica de proteção utilizada principalmente em circuitos de rua.
Kers: Sistema de recuperação de energia cinética. Permite que os carros transformem a energia produzida nas freadas em potência extra nos motores.
Marcas de Pneus: A área de contato entre os pneus.
Paddock: Área dos boxes, cabines de tevê e camarotes de um autódromo.
Pit stop: Parada nos boxes, durante a corrida, para troca de pneus e/ou reabastecimento de combustível.
Pole position: Melhor colocação para a largada; lugar do piloto que fizer o melhor tempo nos treinos.
Pódio: Onde os três primeiros recebem troféu e escutam os hino do país do piloto vencedor e da equipe vencedora.
Queimar a largada: Procedimento irregular de movimento do carro antes da luz verde.
Reabastecimento: Parada para colocação de combustível. Está proibido a partir desta temporada.
Safety car: Também chamado de carro madrinha, é o carro de auxílio que lidera a fila de pilotos na volta de apresentação, também entra na pista quando há um acidente grave e a instalação de bandeira amarela, que suspende a prova.
Slick: Tipo de pneu sem ranhuras indicado para pistas secas.
Sobreviseira: Película plástica colocada sobre a viseira do capacete. Os pilotos trocam as sobreviseiras várias vezes numa corrida, bastando arrancá-las do capecete.
Spoiler: Nome dado à asa dianteira, cuja função é aumentar a aderência na parte frontal do carro.
Stop & go: Punição que obriga o piloto a ficar parado dez segundos na saída dos boxes para depois voltar à corrida.
Superlicença: É a "carteira de motorista" do piloto de F-1, conferida anualmente. Punições podem fazer com que o piloto perca a superlicença e não possa mais competir num F-1.
Suspensão ativa: Sistema eletrônico de suspensão que mantém o carro a uma altura constante da pista, diminuindo o impacto das irregularidades da pista.
Telemetria: Medição do comportamento do carro, usando transmissão de dados por ondas.
Tifosi: Torcedores, em italiano. Na F-1, é como são conhecidos os torcedores da Ferrari.
Treinos livres: Sessão de treinamento que acontece na sexta-feira e sábado.
Treino oficial: O treino classificatório que define o grid de largada.
Volta de apresentação: Volta que antecede a largada, para o aquecimento dos pneus.
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