Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

12/01/2010

História

da Folha.com

TRADIÇÃO EM JOGO

A Libertadores é o mais importante torneio de clubes da América do Sul. Ela foi criada em 1960 com o objetivo de escolher um representante do continente para a decisão do Mundial interclubes contra o vencedor da Copa dos Campeões da Europa. A final entre os ganhadores das duas competições, no entanto, teve sua última edição em 2004. No ano seguinte, a Fifa realizou a segunda edição de seu Mundial de clubes.

Na primeira edição do torneio sul-americano, o Peñarol foi o campeão, mas depois acabou perdendo a final do Mundial para o Real Madrid, da Espanha. Os uruguaios voltaram a ganhar a Libertadores em 1961 e só foram parados no ano seguinte diante do Santos de Pelé, que começava a fazer história.

Apesar de um time uruguaio ter sido o primeiro a vencer a Libertadores, os argentinos, com 22 títulos, são os maiores ganhadores do torneio. Os clubes do Brasil somam 13 conquistas na competição --o São Paulo é o recordista, com três.

NO ANO PASSADO

Ricardo Nogueira-15.jul.2009/Folha Imagem
Capitão do Estudiantes, Verón levanta taça da Libertadores-2009
Capitão do Estudiantes, Verón levanta taça da Libertadores-2009

Pelo terceiro ano consecutivo, um time brasileiro chegou à final, mas saiu derrotado. O vice-campeão em 2009 foi o Cruzeiro. O clube mineiro esteve próximo de conquistar seu terceiro título sul-americano da história, mas esbarrou no Estudiantes-ARG, do veterano Juan Sebastián Verón, na decisão.

Durante sua trajetória na Libertadores, o Cruzeiro eliminou dois times brasileiros: o Grêmio, na semifinal, e o São Paulo, nas quartas. Assim como o clube do Morumbi, o Palmeiras também ficou nas quartas, eliminado pelo Nacional-URU, depois de deixar o Sport pelo caminho.

Além de faturar o título, o Estudiantes fez também o artilheiro da competição. O atacante Mauro Boselli, que começou no Boca Juniors, marcou oito gols na campanha do 22º título argentino na Libertadores.

BRASIL EM 2009

O Brasil terá cinco representantes na edição 2010 da Libertadores, sendo que quatro deles já conquistaram o título do torneio: São Paulo (1992,1993 e 2005), Cruzeiro (1976 e 1997), Flamengo (1981) e Internacional (2006).

O único time nacional que participará da competição sem nunca tê-la conquistado é o Corinthians, campeão da última Copa do Brasil.

A equipe paulistana aposta em Roberto Carlos e Ronaldo, dois campeões mundiais com a seleção brasileira, para levar o inédito título no ano em que comemora o primeiro centenário de sua fundação.

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página