Fifa quer liberar ajuda externa para técnico conectado em campo

Pedido será analisado neste sábado (3) pela International Board

Fábio Aleixo
Sochi (Rússia)

A Fifa aguarda aval da  International Board, órgão responsável por definir as regras do futebol, para liberar a comunicação via tablets, celulares e pontos eletrônicos entre o técnico no banco de reservas e assistentes fora do campo.

A intenção da organizadora da Copa do Mundo é implementar a mudança no Mundial da Rússia. Atualmente, este tipo de comunicação é proibida. 

O órgão que regulamenta o futebol decide neste sábado (3), em Zurique, se aceita rá o pedido da Fifa.

A mudança para os técnicos foi a principal novidade apresentada no encontro organizado pela Fifa, em Sochi, na Rússia, com as comissões técnicas das equipes classificadas para o torneio. Ainda não foram dados detalhes sobre os equipamentos que poderão ser utilizados e se todos seguirão um padrão.

O sistema não foi testado oficialmente e, ainda que tenha sido usado por alguns treinadores, nunca foi oficialmente legalizado.

“Esses tipos de equipamentos têm sido utilizados com frequência e não é fácil prevenir seu uso. Queremos criar regras claras e nos certificar que o uso não seja feito de maneira que leve a um mau comportamento”, afirmou a International Board em nota à Folha.

“Desde 1992, quando eu era técnico do Sporting (POR), nós já tínhamos maneiras para realizar contatos. É apenas questão de legalizar algo que faz parte do meio”, disse o português Carlos Queiroz, técnico da seleção iraniana.

Hoje, o sistema mais parecido com o que a Fifa quer adotar é o utilizado na NFL, a liga de futebol americano.

Jogadores e treinadores recebem em tempo real fotos, vídeos e outros tipos de informação vindos da cabine por meio de telefones e tablets. Na NFL, também há comunicação via ponto eletrônico entre técnico e quarterback para a definição de jogadas. No futebol, isso não é discutido.

“O que não sabemos é como será usar estes aparelhos. Se for aprovado agora, teremos pouco tempo para nos acostumarmos com eles até a Copa do Mundo. Mas eu sou totalmente a favor da tecnologia”, afirmou Queiroz.

“Esta comunicação em tempo real é muito interessante e são muitas as informações que serão trocadas. É mais ou menos como no futebol americano mesmo”, afirmou Edu Gaspar, coordenador da seleção brasileira.

O discurso de apoio à comunicação é unanimidade entre os técnicos e assistentes ouvidos pela reportagem.

“É algo que ajuda e será muito vantajoso para quem souber tirar proveito. Soubemos desta tecnologia pela primeira vez agora na Rússia. Então ainda precisamos de mais detalhes, mas tudo que for feito para melhorar a qualidade do espetáculo tem meu apoio”, afirmou o técnico da da Suíça, Vladimir Petkovic.

“Com certeza é algo muito interessante, mas é preciso saber como funcionará isso em um ambiente com 50, 60 mil pessoas e no calor do jogo”, disse Mladen Krstajić, treinador da seleção sérvia.

Ambos serão adversários do Brasil no Mundial.

Outro aparelho eletrônico a ser usado na Copa envolve a parte clínica. A intenção da Fifa é a de que médicos também usem microfones para uma rápida comunicação com o banco sobre a gravidade da lesão de um atleta.

Um segundo médico poderá ficar também em uma cabine com vídeo e revisar jogadas em que ocorram choques graves entre atletas para ajudar no atendimento em tempo real. Isso se deve à crescente preocupação da Fifa com as concussões após choques de cabeça.

Ainda na parte tecnológica, a International Board analisará os resultados dos testes feitos com o sistema de monitoramento de desempenho de atletas durante os jogos, utilizando aparelhos de GPS que são colocados em uma espécies de sutiã que fica por debaixo da camisa.

A entidade também poderá dar autorização definitiva para a realização de uma quarta substituição em caso de prorrogação nas partidas.

USO CONTROVERSO

Nas regras para a temporada 2017/2018, a Fifa declarou que é proibido o uso de aparelhos eletrônicos de comunicação por membros de um time, exceto em casos relacionados ao bem-estar e à segurança dos jogadores.

A Fifa também atesta que as informações dos aparelhos GPS dos atletas não podem ser recebidas por pessoas que estejam na área técnica.

Em 2016, o técnico Cuca, então no Palmeiras, foi suspenso por usar um ponto para se comunicar com seu auxiliar. Em sua defesa, ele disse que estava acostumado a usar o dispositivo na China. 

Em 2013, o então técnico da Roma, Rudi García, se surpreendeu ao ser informado de que poderia ser punido por atender o celular no banco. Ele disse que este era um costume que tinha na França.

ÁRBITRO DE VÍDEO

O uso do VAR (sistema de árbitro de vídeo) na Copa do Mundo da Rússia também será discutido pela International Board neste sábado (3).

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, é o principal defensor da implementação do sistema.

“De quase mil jogos em que a tecnologia foi testada, a taxa de precisão dos árbitros foi de 93% a 99%”, afirmou o cartola.

Cético quanto ao VAR, o chefe da Uefa, Aleksander Ceferin, afirmou que a Copa do Mundo deve servir como uma espécie de cobaia. A entidade europeia não planeja usar o sistema nos seus torneios.

“Ninguém sabe exatamente como funciona, o que pode ser um grande problema. Vamos ver o que acontece na Copa, e então decidiremos”, disse o esloveno, ao informar que o árbitro de vídeo não será usado na Liga dos Campeões 2018/2019.

Na sexta (2), a Federação Espanhola e os organizadores do Espanhol aprovaram a implementação da tecnologia na próxima temporada da primeira divisão. A confirmação depende da decisão da International Board.

Os custos foram orçados em 2,5 milhões de euros (R$ 10 milhões) para cada categoria, segundo o jornal AS. O sistema será utilizado na segunda divisão em 2019/2020. 

No Brasil, os clubes rejeitaram usar o VAR no segundo turno do Brasileiro. A maioria não quis repartir o custo de R$ 20 milhões para implantá-lo —o mais caro do mundo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.