Descrição de chapéu Copa do Mundo

Com Neuer confirmado, Alemanha anuncia lista final para Copa

Goleiro voltou a jogar no amistoso do último sábado, contra a Áustria

São Paulo | UOL

Com a presença do goleiro Manuel Neuer, que preocupava a comissão por causa de uma lesão sofrida durante a temporada no Bayern de Munique, o técnico Joachim  Low anunciou nesta segunda-feira a lista final da Alemanha com 23 nomes para a disputa da Copa do Mundo da Rússia.

Quatro jogadores foram cortados da relação inicial de 27 apresentada em maio, entre eles a jovem revelação Leroy Sané, de 22 anos, que atua no Manchester City.

O goleiro Bernd Leno, o defensor Jonathan Tah e o atacante Nils  Petersen também não serão inscritos na Copa.

Goleiro Manuel Neuer
O goleiro Manuel Neuer deixa a entrevista coletiva após sua confirmação na lista final de 23 atletas da Alemanha para a disputa da Copa do Mundo da Rússia - Christof STACHE/AFP

"Há dias melhores na vida de um técnico do que quando tem que enviar de volta para casa quatro jogadores que também mereciam disputar a Copa do Mundo. Foi uma decisão muito difícil. Se fosse uma corrida de cem metros, a decisão teria que ser pela foto", disse Low.

A presença de Neuer era aguardada depois que o goleiro disputou o amistoso contra a Áustria no último sábado.

Ele estava afastado dos gramados desde setembro de 2017 por causa de uma lesão que exigiu uma cirurgia no pé esquerdo.

"Quero agradecer a todos os que me acompanharam durante a minha lesão, os médicos, os fisioterapeutas, as pessoas de meu entorno e as pessoas na seleção e no Bayern. Durante todo o tempo me esforcei para ter uma atitude positiva, caso contrário não estaria aqui e não teria sido convocado", agradeceu Neuer.

Desta forma, a Alemanha viaja para a Copa do Mundo com 10 campeões que levantaram a taça no Brasil. 

O treinador deixou de fora já da primeira lista Mario Götze, autor do gol do título do mundial de 2014, e mais 12 campeões: os goleiros Weidenfeller e Zieler, os defensores Durn, Grosskreutz, Howëdes, Lahm e Mertesacker, os meias Kramer e Schweinsteiger e os atacantes Klose, Podolski, Schurrle. Vale lembrar que alguns deles, como Klose e Lahm, já haviam anunciado aposentadoria da seleção anteriormente.

A Alemanha estreia na Copa do Mundo no dia 17 de junho contra o México. Ainda na primeira fase, a seleção encara a Suécia (23 de junho) e Coreia do Sul (27 de junho). Antes do Mundial, a seleção ainda enfrenta a Arábia Saudita em amistoso no dia 8 de junho.

Veja a relação completa da Alemanha para a Copa:

Goleiros: Kevin Trapp (Paris Saint-Germain-FRA), Manuel Neuer (Bayern de Munique-ALE) e Marc-André Ter Stegen (Barcelona-ESP)

Defensores: Antonio Rudiger (Chelsea-ING), Jerome Boateng (Bayern de Munique-ALE), Jonas Hector (Colonia-ALE), Joshua Kimmich (Bayern de Munique-ALE), Marvin Plattenhardt (Hertha Berlim-ALE), Mats Hummels (Bayern de Munique-ALE), Matthias Ginter (Borussia Mönchengladbach-ALE) e Niklas Sule (Bayern de Munique-ALE)

Meio-campistas: Ilkay Gundogan (Manchester City-ALE), Julian Brandt (Bayer Leverkusen-ALE), Julian Draxler (Paris Saint-Germain-FRA), Leon Goretzka (Schalke 04-ALE), Mesut Ozil (Arsenal-ING), Sami Khedira (Juventus-ITA), Sebastian Rudy (Bayern de Munique-ALE) e Toni Kroos (Real Madrid-ESP)

Atacantes: Marco Reus (Borussia Dortmund-ALE), Mario Gomez (Stuttgart-ALE), Thomas Müller (Bayern de Munique-ALE) e Timo Werner (RB Leipzig-ALE)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.