Descrição de chapéu Copa do Mundo

O que é máslenitsa?

Espécie de carnaval, feriado russo celebra fim do inverno

Irineu Franco Perpetuo
São Paulo

Tradicional feriado da Igreja Ortodoxa, na semana anterior à Quaresma. Marca a passagem do inverno para a primavera, bem como do consumo de carne para o jejum. 

A máslenitsa seria mais ou menos equivalente ao nosso Carnaval —assim como este, é uma data móvel, que muda a cada ano, com relação à Páscoa. 

Russos dançam nas ruas durante a máslenitsa, a passagem do inverno para a primavera
Russos dançam nas ruas durante a máslenitsa, a passagem do inverno para a primavera - Vasily Maximov - 18.fev.2018/AFP

Uma diferença importante, contudo, é que a máslenitsa termina em um domingo (o Domingo do Perdão, dia de reconciliação generalizada, quando todos devem se desculpar pelas ofensas cometidas no ano), e não em uma terça-feira (o equivalente russo da nossa Quarta-Feira de Cinzas seria, assim, a Segunda-Feira Limpa).

Cada um dos sete dias da máslenitsa, de segunda a domingo, tem um nome específico, bem como um rito associado a ele —incluindo corridas de trenó e a queima de um espantalho simbolizando o inverno (e traindo as origens pagãs da festa, como celebração do equinócio de primavera).

Hoje em dia, porém, é raro essas tradições serem conservadas em todos os seus detalhes —pelo menos, nos grandes centros urbanos.

Uma tradição que se mantém sólida, contudo, é o consumo desenfreado de bliný, as panquecas, iguarias que, com sua forma redonda e cor amarela, simbolizam o sol, e levam quantidades generosas de manteiga (em russo, máslo, uma das origens possíveis da palavra máslenitsa).

Uma das mais coloridas e vigorosas representações da máslenitsa nas artes russas é o bailado Petruchka (1910), de Ígor Stravínski (1882-1971).
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.