Descrição de chapéu Copa Libertadores

Corinthians perde e jogará contra histórico para avançar na Libertadores

Com um jogador a menos no segundo tempo, equipe foi derrotada pelo Colo Colo

Jogadores do Colo Colo comemoram gol marcado por Carmona - Ivan Alvarado/Reuters
São Paulo

O Corinthians terá que superar um histórico negativo que tem em jogos das oitavas de final da Copa Libertadores para continuar na disputa pelo bicampeonato da competição continental.

Com a derrota para o Colo-Colo por 1 a 0, nesta quarta-feira (8), no Chile, o clube alvinegro terá que vencer o jogo de volta, marcado para o próximo dia 29, no Itaquerão, por dois gols de diferença.

Isso jamais ocorreu no torneio quando saiu em desvantagem na primeira partida das oitavas de final.

Das sete vezes que perdeu o primeiro jogo dessa fase, o time só reverteu o placar em 2000, contra o Rosario Central (ARG). Na oportunidade, porém, conseguiu a classificação nos pênaltis, após ser derrotado no duelo de ida por 3 a 2 e repetir o placar a seu favor no segundo confronto.

Se vencer o Colo-Colo pelo mesmo placar da derrota desta quarta, decidirá a vaga nos pênaltis. Caso vença por um gol de diferença, mas sua defesa seja vazada, o time de Osmar Loss será eliminado.

Nas outras seis vezes em que perdeu a primeira partida, colecionou eliminações para Boca Juniors-ARG (1991 e 2013), River Plate-ARG (2003 e 2006), Flamengo (2010) e Guaraní-PAR (2015).

O Corinthians terá que superar também um tabu de eliminações quando decide jogos da competição no Itaquerão, inaugurado em 2014. Em 2015, apenas empatou com o Guaraní por 0 a 0 após perder o jogo de ida por 2 a 0.

Na temporada seguinte, ficou no empate com o Nacional por 2 a 2 --a primeira partida, no Uruguai, terminou 0 a 0, o que custou a eliminação em razão dos gols marcados pelo visitante em sua casa.

A derrota pelo placar mínimo para os chilenos poderia ter sido bem pior. O time, que atuou com um jogador a menos desde 8 minutos do segundo tempo, quando o volante Gabriel foi expulso, não conseguiu valorizar a posse de bola para acalmar o ímpeto adversário e nem sair rápido para o ataque, um dos pontos fortes do time de Osmar Loss.

No primeiro tempo, Cássio fez uma defesa à queima-roupa após chute de Zaldivia.

O goleiro corintiano, porém, não conseguiu evitar o gol de Carmona, aos 36 minutos, que aproveitou rebote após finalização do ex-palmeirense Barrios. A jogada começou com uma enfiada de bola de Valdivia, outro jogador que atuou pelo rival do Corinthians.

Na etapa complementar, os chilenos só criaram lances de perigo nos últimos cinco minutos. Valdés finalizou da grande área para fora e Cássio fez boa defesa em chute de Barrios na pequena área.

No outro duelo com brasileiros pelo torneio, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 0, no Maracanã, com gols de Arrascaeta e Thiago Neves. A volta, em Minas, será no dia 29.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.