Descrição de chapéu Futebol Internacional

Após Ronaldinho apoiar Bolsonaro, Barcelona repudia ideias do candidato

Ex-jogador postou imagem no Instagram com número do candidato e mensagem de apoio

São Paulo

O porta-voz do Barcelona, Josep Vives, afirmou nesta terça-feira (16) que o clube catalão vai "acompanhar com atenção" os desdobramentos do apoio do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência.

Ronaldinho Gaúcho chega para cerimônia da Fifa para entrega do prêmio de melhor do mundo no mês passado, em Londres
Ronaldinho Gaúcho chega para cerimônia da Fifa para entrega do prêmio de melhor do mundo no mês passado, em Londres - Adrian Dennis-24.set.2018-AFP

Ronaldinho, que é embaixador do Barcelona, publicou nas redes sociais, antes do primeiro turno das eleições, uma imagem de costas, usando camisa da seleção com o número 17, o mesmo do partido de Bolsonaro, e o seguinte texto:

"Por um Brasil melhor, desejo paz, segurança e alguém que nos devolva a alegria. Eu escolhi viver no Brasil e quero um Brasil melhor para todos".

"Defendemos valores democráticos que não coincidem com o discurso [de Bolsonaro] e não compactuamos com suas ideias", disse o porta-voz.

Ronaldinho Gaúcho é considerado um dos maiores jogadores da história do Barcelona, onde atuou de 2003 a 2008 e venceu a Champions League de 2006. Como embaixador do clube, ele participa de eventos e joga amistosos do elenco de "lendas" da equipe catalã. Para isso, recebe uma remuneração.

De acordo com o diário espanhol Sport, o Barcelona deseja se afastar de Ronaldinho para não ser associado ao apoio do ex-jogador a  Bolsonaro. A intenção é a partir de agora diminuir a presença do brasileiro em eventos institucionais, sejam de patrocinadores ou partidas das "lendas".

Outro ex-jogador do time que participa de eventos, Rivaldo também declarou apoio a Bolsonaro nas redes sociais.

Apesar de salientar as restrições políticas, Vives afirma que Ronaldinho mudou a história do Barcelona e merece "todo respeito às suas ideias e liberdade de expressão."

A Folha tentou entrar em contato com Roberto de Assis Moreira, irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, mas as chamadas para o seu celular caíram na caixa postal.

Outros jogadores de futebol já demonstraram apoio ao candidato do PSL, como os corintianos Jadson e Roger, além de Lucas, do Tottenham (ING). Em setembro, o palmeirense Felipe Melo dedicou a Bolsonaro um gol marcado em jogo do Brasileiro.

A Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) disse que poderia pedir uma punição para o atleta, apesar de não haver proibição explícita desse tipo de manifestação no código de justiça desportiva. Até o momento não houve denúncia.

O Barcelona foi patrocinado pela Qatar Airways, empresa aérea controlada pela família real do Qatar, do início da temporada 2013/2014 ao fim da temporada 2016/2017. Sede da Copa-2022, o país é uma monarquia absolutista dominada pela família Al Thani desde o século 19. Apenas neste ano foi abolida a kafala, lei que restringia a liberdade do imigrante de trocar de emprego.

Em 2016, a Anistia Internacional denunciou abusos sistemáticos e trabalho forçado nos estádios do Mundial. Segundo a ONG Repórter sem Fronteiras, o país é o 123º no ranking mundial da liberdade de imprensa. Procurado, o Barcelona não se pronunciou sobre o assunto.

 
Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado, o Barcelona não é mais patrocinado pela Qatar Airways. A empresa estampou sua marca na camisa do clube do início da temporada 2013/2014 ao fim da temporada 2016/2017, quando foi substituída pela japonesa Rakuten. O texto foi corrigido

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.