Descrição de chapéu Campeonato Paulista 2021

Federação confirma São Bento x Palmeiras quarta à noite em Volta Redonda

Também pelo Paulista, Ponte Preta e Santos jogarão em São Januário na quinta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou nesta terça-feira (23) que a partida entre São Bento e Palmeiras, pelo Campeonato Paulista, será disputada no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). O duelo estava marcado para as 21h30 desta quarta-feira (24), mas mudou para as 22h, a pedido da TV Globo, detentora dos direitos de transmissão.

Mais tarde, a entidade anunciou que Ponte Preta e Santos jogariam na quinta (25), às 21h, em São Januário, na capital fluminense, algo vetado pela Prefeitura do Rio durante a noite.

"No momento em que o número de mortes provocadas pela Covid-19 dispara em todo o país, a Prefeitura do Rio emprega todos os meios necessários para conter o coronavírus e proteger vidas. Por isso, será proibida a realização de qualquer partida de futebol entre clubes de outros estados ou competições interestaduais no município, a partir desta quarta-feira (24/03)”, diz trecho do comunicado da gestão municipal.

As restrições que impedirão inclusive a disputa do Campeonato Carioca na cidade começarão na sexta (26). Até as 21h não havia um novo pronunciamento da FPF sobre a decisão da prefeitura carioca.

Na segunda, a federação já havia confirmado a realização do jogo do Corinthians contra o Mirassol em Volta Redonda (a 317 km da capital paulista), às 21h desta terça.

A oficialização da partida do Palmeiras demorou mais. Os jogadores do São Bento chegaram a embarcar no ônibus que levaria o time ao Rio, na noite de segunda, mas abortaram a viagem, remarcada para esta terça.

O Palmeiras deve ir a campo com uma formação ainda considerada como alternativa, já que parte dos titulares da última temporada voltaram aos treinos apenas nesta semana, após período de dez dias de férias.

O clube também apresentou uma novidade nesta terça: o volante Danilo Barbosa, 25, do Nice (FRA), que jogará emprestado até dezembro deste ano. Ele, que também atua como zagueiro, trabalhou com o técnico Abel Ferreira no Braga (POR). O treinador segue descansando em Portugal.

A mudança de jogos do Paulista para outras cidades é uma resposta da FPF à suspensão do futebol no estado de São Paulo. Primeiro, a entidade tentou pressionar o governador João Doria (PSDB) para tentar reverter a paralisação.

Sem sucesso, começou as tratativas para levar as partidas para outros estados e chegou a marcar São Bento x Palmeiras para Belo Horizonte, em Minas Gerais. No entanto, dias antes da partida, o governo mineiro aumentou as restrições da quarentena e proibiu a realização da partida.

A FPF e os clubes ainda ameaçaram ir à Justiça para tentar conseguir autorização para jogar em São Paulo, mas não houve consenso entre os dirigentes do futebol paulista e a ideia não avançou.

Na terça, quando a federação já havia inclusive confirmado a suspensão das rodadas 5, 6 e 7, ou seja, de todos os jogos até o dia 30 de março, ocorreu a reviravolta que terminou por levar jogos para Volta Redonda.

Em nota, a FPF disse que as mudanças tem "o intuito de minimizar os impactos no calendário das equipes mais afetadas com essa situação, especialmente as que já têm compromissos de competições nacionais e internacionais".

No mesmo embalo, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) chegou a remarcar jogos da Copa do Brasil para Volta Redonda, inclusive Corinthians x Retrô (PE), que seria realizado na sexta (26), mas a prefeitura não deu aval para essas partidas.

Os compromissos com a Federação Paulista, disseram as autoridades municipais, já estavam adiantados.

O jogo do Corinthians pela segunda fase da Copa do Brasil passou então para Saquarema, também no Rio de Janeiro, às 21h30 de sexta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.