Descrição de chapéu Tóquio 2020 tênis de mesa

Calderano se prepara com cubo mágico para desafiar hegemonia chinesa no tênis de mesa

Brasileiro criou rotina de exercícios físicos e mentais para chegar confiante às Olimpíadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio

Para acreditar que é possível abalar a supremacia dos chineses no tênis de mesa, o carioca Hugo Calderano, 25, se propõe a desafios com cubo mágico e aproveita parte do seu tempo livre para aprender mandarim e jogar basquete, além de imaginar cenários que poderá encontrar nas partidas das Olímpiadas de Tóquio.

“Preciso disso, é da minha personalidade buscar novos desafios. Se eu ficar só treinando às 9h e às 16h, vou ficar cansado física e mentalmente”, diz o mesatenista.

Hugo Calderano em ação contra Fan Zhendong, da China, cabeça de chave nos Jogos
Hugo Calderano em ação contra Fan Zhendong, da China, cabeça de chave nos Jogos - Liu Junxi - 20.nov.2020/Xinhua

Calderano sofreu recentemente com uma inflamação no ombro, em junho, mas reagiu com tranquilidade e refez, a partir do período inativo, sua estratégia: reduziu a carga de treinos e focou em uma rotina de preparação mental.

“Muitas vezes eu me pego imaginando como vou estar jogando na quadra. Isso me prepara bastante mentalmente para a competição. Quando você já viveu aquele cenário na sua cabeça centenas de vezes, fica mais preparado.”

O tênis de mesa entrou para programação das Olimpíadas desde os Jogos de Seul-1988. Desde então, das 32 medalhas de ouro em disputa até a Rio-2016, os chineses conquistaram 28.

Além deles, somente a Coreia do Sul, por duas vezes em Seul-1988 e outra em Atenas-2004, e a Suécia, em Barcelona-1992, sagraram-se campeãs olímpicas.

Nas Olímpiadas do Rio, há cinco anos, o mesatenista caiu nas oitavas de final. Nesse último ciclo, experimentou grande evolução ao completar nove temporadas por seu clube, o Ochsenhausen, da Alemanha.

Após o megaevento no Japão, ele vai defender o time russo Fakel Gazprom Orenburg, cinco vezes campeão europeu.

Sétimo colocado do ranking mundial, Calderano é uma esperança de medalha em Tóquio. Aliás, em uma modalidade dominada por asiáticos e europeus, ele já vem superando barreiras e se tornou o primeiro sul-americano a frequentar a lista dos dez mais bem ranqueados.

Cabeça de chave número quatro em Tóquio, o mesatenista estreará na terceira rodada nesta segunda-feira (26) contra o esloveno Bojan Tokic –a rodada começará às 22h (de Brasília), no ginásio Metropolitano.

Os outros três cabeças de chave são os chineses Fan Zhendong, líder do ranking mundial, e Ma Long, número três do mundo e atual campeão olímpico, além do japonês Harimoto Tomokazu, quarto no ranking.

Em 2018, Calderano conseguiu derrotar Zhendong por 4 sets a 2, com parciais de (11/6, 12/10, 4/11, 11/5, 9/11 e 11/9), pelas quartas de final do World Tour Grand Finals, torneio que reúne os 16 melhores do mundo.

“Acho que, fisicamente, sou um dos mais fortes e mais rápidos no circuito. Acredito que esse é o caminho para ganhar dos chineses. Se eu ficasse só na regularidade, só tentando colocar mais bolas na mesa do que eles, seria impossível ganhar deles”, afirma Calderano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.