Descrição de chapéu São Paulo

São Paulo fecha acordo para chamar Morumbi de MorumBis

Mondelez vai pagar R$ 75 milhões por três anos para pôr nome de chocolate no estádio

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São Paulo

A Mondelez, fabricante do chocolate Bis, anunciou nesta terça-feira (26) um acordo de "naming rights" com o São Paulo. O estádio Cícero Pompeu de Toledo, conhecido como Morumbi, passará a se chamar MorumBis.

Os valores não foram divulgados oficialmente, mas o acordo é de três anos, com um aporte total de R$ 75 milhões. Os R$ 25 milhões anuais superam o que paga a seguradora Allianz ao Palmeiras pelo nome do Allianz Parque e o que desembolsa a farmacêutica Hypera Pharma ao Corinthians pelo nome da Neo Química Arena.

"A gente veio para somar do nosso jeito Bis, sem transformar completamente o nome desse estádio histórico. O MorumBis é a combinação perfeita de Morumbi + Bis, passando a ser o menor naming rights da história: agregamos apenas um ‘s’!", disse a Mondelez em seu comunicado.

"Essa história só está começando. O espaço será o palco de muito entretenimento, diversão e momentos memoráveis que merecem reprise, replay, VAR e Bis!", acrescentou a empresa.

Vista geral do estádio Cícero Pompeu de Toledo, que passará a se chamar MorumBis
O estádio Cícero Pompeu de Toledo vai virar MorumBis - Eduardo Knapp - 1º.out.20/Folhapress

O São Paulo confirmou o acordo. O diretor de marketing do clube, Eduardo Toni, celebrou o acerto com "uma marca de apelo internacional".

"Estamos muito felizes com a chegada da Mondelez à nossa casa, que agora passará a ser o MorumBis. O São Paulo é uma marca forte e global, assim como a nossa nova parceira. O Morumbi é um estádio vibrante e ao mesmo tempo tradicional, assim como o Bis. A junção dessas duas potências é um casamento perfeito", declarou.

A assinatura foi chamada pelo presidente da agremiação tricolor, Julio Casares, de "um marco na história do futebol brasileiro". Ele ficou satisfeito com o valor que a Mondelez topou pagar para mudar o nome do tradicional estádio da zona oeste paulistana –embora muitos associem o Morumbi à zona sul.

O modelo é diferente do adotado pelos rivais. O aporte total será menor, mas em um período também menor. O dinheiro anual será significativamente maior.

No caso do Palmeiras, a opção foi por derrubar o velho Palestra Itália para a construção de um novo estádio, inaugurado como Allianz Parque no fim de 2014. A construtora WTorre realizou as obras e, em troca, assumiu a operação da arena até 2044.

A empreiteira negociou os "naming rights" com a seguradora Allianz, por R$ 300 milhões em um período de 20 anos.

Foi também por R$ 300 milhões em 20 anos que o Corinthians cedeu o nome de seu estádio, inaugurado em 2013 como Arena Corinthians. Em 2020, a Hypera Pharma comprou o direito de rebatizar o espaço e o chamou de Neo Química Arena.

As parcelas anuais de R$ 15 milhões são corrigidas por índices de inflação. O Corinthians, por exemplo, calcula que levará mais de R$ 400 milhões ao fim do contrato.

De qualquer maneira, na entrada anual, o valor obtido pelo São Paulo será maior. Será um dinheiro importante para um clube que trabalha para superar dificuldades financeiras.

Ao fim de 2022, de acordo com o balanço do clube, a dívida estava na casa dos R$ 700 milhões. Os números de 2023 ainda serão contabilizados, mas, mesmo com um prêmio de R$ 88,7 milhões pela conquista da Copa do Brasil, a agremiação do Morumbi chegou ao fim do terceiro trimestre com um deficit de R$ 97 milhões no ano.

Agora, a expectativa é de algum alívio. Não apenas pelo acordo com a Mondelez mas pela venda de jogadores. A diretoria acertou recentemente a transferência do zagueiro Beraldo, 20, ao Paris Saint-Germain por 20 milhões de euros (R$ 106,6 milhões).

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