Descrição de chapéu Tóquio 2020 paralimpíadas

Atletas do Afeganistão chegam a Tóquio para disputar Paralimpíadas

Competidores tinham deixado país em segurança e estavam treinando na França

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

De maneira inesperada, o Afeganistão terá representantes nas Paralimpíadas de Tóquio-2020. Neste sábado (28), Zakia Khudadadi e Hossain Rasouli chegaram à Vila Paralímpica dos Jogos. Ela irá competir no taekwondo, esporte estreante no evento. Já Houssain disputa o atletismo.

A não ida dos atletas era tida como certa após o Talibã tomar o poder. As fronteiras foram fechadas e o país vive caos político e humanitário.

Apesar disso, Zakia e Houssain conseguiram deixar o Afeganistão no último fim de semana e passaram uma semana em Paris, no Insep (Instituo Nacional de Especialização e Desempenho Esportivo). O local é um centro de excelência mantido pelo Ministério do Esporte da França. Eles embarcaram para o Japão na sexta-feira (27) em voo que durou 11 horas.

Voluntário desfila com bandeira do Afeganistão na festa de abertura das Paralimpíadas
Voluntário desfila com bandeira do Afeganistão na festa de abertura das Paralimpíadas - Xinhua/Zhang Cheng

Os afegãos foram recebidos na Vila pelo brasileiro Andrew Parsons, presidente do IPC (Comitê Paralímpico Internacional) e Chelsey Gotell, presidente do Conselho de Atletas da entidade.

"Doze dias atrás, fomos informados de que a equipe paralímpica afegã não poderia viajar a Tóquio. Foi uma notícia que partiu os corações de todos os envolvidos no Movimento Paralímpico e deixou os dois atletas arrasados. Mas esse anúncio deu início a uma grande operação global que levou à evacuação segura do Afeganistão, a viagem até a França e agora à chegada a Tóquio", contou Parsons.

Na cerimônia de abertura, a bandeira do Afeganistão participou do desfile como forma de homenagem aos atletas do país. Nos bastidores, porém, o IPC tentava viabilizar a presença deles no Japão.

“Como todos aqui em Tóquio, nunca perdemos a esperança. E agora ter Zakia e Hossain na Vila Paralímpica ao lado de 4.403 outros atletas, mostra o poder notável do esporte para unir as pessoas em paz", destacou o brasileiro.

No início da semana, em entrevista à Folha, Parsons tinha mostrado preocupação com os atletas e que seria arriscado trazê-los ao Japão.

“Nossa prioridade foi e sempre será a saúde e o bem-estar dos atletas. Nos últimos 12 dias, Zakia e Hossain continuaram a expressar seu desejo absoluto de participar e competir nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio", afirmou.

A saída dos atletas do território afegão foi planejada em conjunto com várias entidades, entre as quais os comitês paralímpicos de França e Grã-Bretanha, a federação internacional de taekwondo e ONgs de direitos humanos.

“Os atletas deixaram claro que, após anos de treinamento, queriam competir no maior palco de todos, os Jogos Paralímpicos. O fato de que tantas autoridades se uniram para tornar isso possível é verdadeiramente maravilhoso", agradeceu Gotell, do Conselho de Atletas do IPC.

Zaskia irá estrear na noite da próxima quarta-feira (1º de setembro), no horário de Brasília.

Já Houssain originalmente iria participar dos 100 m T47, prova em que o brasileiro Petrúcio Ferreira se tornou bicampeão paralímpico. Mas agora irá participar dos 400 m T47, cujas eliminatórias acontecem a partir das 22h38 da próxima quinta-feira (horário de Brasília).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.