São Paulo muitas vezes falhou comigo, diz Daniel Alves após ouro olímpico

Jogador diz que clube tem pendências financeiras com ele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

O lateral Daniel Alves criticou o São Paulo após conquistar a medalha de ouro olímpica pela seleção brasileira na vitória por 2 a 1 contra a Espanha, na prorrogação, neste sábado (7). O jogador de 38 anos deixou os compromissos do clube na Copa do Brasil, na Libertadores e no Brasileiro para defender o país nos Jogos e foi alvo de fortes críticas por isso. O discurso é de que o clube falhou muitas vezes com ele.

"Não acho que abandonei o São Paulo, muito pelo contrário, estou representando o São Paulo também. Quando cheguei ao São Paulo, deixei bem claro que ia devolver o São Paulo para o mundo, o mundo ia começar a falar do São Paulo, porque o mundo me tinha, ou porque o São Paulo me tinha. Eu sou um atleta do mundo, e sempre representando os clubes que estou", disse o jogador ao UOL.

Daniel Alves comemora a conquista da medalha de ouro em Tóquio
Daniel Alves comemora a conquista da medalha de ouro em Tóquio - Thomas Peter/Reuters

"O São Paulo falhou muito comigo, e era um momento que eu tinha de escolher entre o São Paulo e defender meu país. E sempre vou representar meu país e por tabela representar o time. As pessoas falam porque não conhecem minha dedicação, entrega e respeito com o São Paulo, sendo que o São Paulo muitas vezes falhou comigo, e eu não falho com o São Paulo", acrescentou o lateral direito.

Daniel Alves pediu respeito ao clube tricolor e lembrou a participação que teve ao ajudar a equipe a acabar com uma fila de nove anos, com o título paulista sobre o Palmeiras, neste ano.

"A única coisa que quis foi realizar o sonho de jogar no São Paulo. Quando a torcida foi me receber, e sou muito grato por isso, a única coisa que falei é que nós, juntos, tiraríamos o São Paulo da fila, e nós conseguimos tirar o São Paulo da fila. Assim como respeito o São Paulo, peço que o São Paulo me respeite, porque tudo que faço pelo São Paulo não está ao alcance do que o São Paulo faz por mim."

O lateral de 38 anos pediu mais respeito não só do clube, mas também dos são-paulinos. "O São Paulo tem pendências comigo e não fui à imprensa falar disso, porque respeito o momento do clube, respeito o que o São Paulo está atravessando, mas também gostaria que o São Paulo e os são-paulinos me respeitassem também, porque tudo que se fala são inverdades", disse.

"Tenho muito orgulho de vestir a camisa do São Paulo, trabalho muito para isso e gostaria que respeitassem minhas decisões às vezes. É muito difícil estar no São Paulo, representando o São Paulo, sendo que o São Paulo não se comporta como me comporto. Mas nunca vou expor o São Paulo."

"Deixei bem claro que, acontecesse o que acontecesse, a minha missa eu rezo nos bastidores. Não rezo para as pessoas falarem 'Olha o Dani aí, está não sei quantos meses sem receber, com problema, e está respeitando o São Paulo'... Eu não faço nada para as pessoas, faço isso porque sai do meu coração, sai da alma. Meu respeito ao São Paulo é muito maior que a instituição do São Paulo", acrescentou.

O jogador ainda explicou que sua chateação não se dá pela postura do clube sobre sua liberação para os Jogos, e sim por outras razões: "Não, isso não. Agradeci a eles, agradeço publicamente, eles respeitaram minha decisão. Falo de outros aspectos. Normalmente, quando você promete as coisas, tem que cumprir. Não pode deixar no ar, pelo respeito ao atleta, pelo respeito ao respeito que tenho ao São Paulo".

"Sou uma pessoa muito dedicada à minha profissão, a tudo que faço. É a única coisa que posso fazer, continuar respeitando o São Paulo enquanto estiver vestindo essa camisa, por mais que fora se fale um monte de barbaridades e inverdades, que não me afetam, porque acredito em mim, no que faço, e tenho muita convicção de que o que faço sempre é o melhor para os meus companheiros, para a equipe que represento e, sobretudo, ao país que represento", completou. A reportagem consultou o São Paulo sobre as declarações de Daniel Alves. O clube se limitou a parabenizar o lateral pela conquista.

"A diretoria do São Paulo Futebol Clube está focada nas disputas do Brasileiro, da Libertadores e da Copa do Brasil, mas não pode deixar de parabenizar a equipe brasileira que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio", diz o clube em nota.

"Felicitamos, também, o lateral direito Daniel Alves, nosso representante, que contou com todos os esforços do clube para se recuperar de lesão após desfalcar o time na final do Paulistão e conseguiu defender a seleção com excelência. Seguimos com as atenções voltadas para a partida deste sábado, contra o Athletico-PR, e também para os duelos com o Palmeiras pela Copa Conmebol Libertadores, competição em que buscamos nosso quarto título", acrescenta o São Paulo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.