Descrição de chapéu F1

Red Bull apresenta novo carro para a defesa do título de Max Verstappen

Escuderia apresenta veículo com regulamento atualizado da categoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Red Bull apresentou nesta quarta-feira (9) o RB18, novo carro da escuderia para a disputa da temporada 2022 da F1. O veículo do atual campeão Max Verstappen e de seu companheiro de equipe, Sergio Perez, é o primeiro a ser revelado ao público após as grandes mudanças no regulamento na categoria.

O design aerodinâmico dos carros a partir deste ano promete permitir aos pilotos andar mais perto dos concorrentes na pista, o que deve aumentar o número de ultrapassagens. Para isso, as mudanças foram pensadas para diminuir o efeito da turbulência gerada pelos veículos.

Novo carro da Red Bull para a temporada 2022 da F1
Novo carro da Red Bull para a temporada 2022 da F1 - Divulgação

O novo regulamento —previsto inicialmente para 2021, mas adiado por causa da pandemia— traz de volta também o conceito do "carro asa". Projetado no formato de asas de avião invertidas, ele usa elementos do "efeito solo", responsável por acelerar o ar que passa por baixo do carro para que haja mais aderência e velocidade.

A superfície do chassi é visivelmente mais simples e possui menos apêndices aerodinâmicos, o que gera menos turbulência para quem busca ultrapassagens. Além disso, a categoria terá rodas de 18 polegadas em vez das de 13, utilizadas no campeonato nas últimas décadas.

As rodas terão, também, tampas para ajudar no desvio de fluxo de ar, o que aumenta a força descendente e contribui para a parte de aerodinâmica, além de diminuir a turbulência.

"Não sabemos o que esperar, então estou animado para ver como o carro se comporta na pista pela primeira vez", disse Verstappen. "Precisaremos de algum tempo para nos acostumarmos com o carro, não é como se você simplesmente entrasse e fosse uma atualização do ano passado."

Já o mexicano Perez afirmou que espera mais equilíbrio nesta temporada. "Todos nós no grid estamos começando do zero nesta temporada, então será um ano emocionante."

Apesar do título de Verstappen em 2021, a Red Bull perdeu o Mundial de Construtores para a Mercedes. A equipe do heptacampeão Lewis Hamilton somou 613,5 pontos contra 585,5 do time do piloto holandês.

A temporada da F1 em 2022 começa no dia 20 de março, com o GP de Sakhir, no Bahrein. Antes, os pilotos passam por duas sessões de pré-temporada. A primeira delas em Barcelona, entre 23 e 25 de fevereiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.