Palmeiras bate Corinthians em primeiro dérbi de técnicos portugueses

Time alviverde de Abel Ferreira supera formação alvinegra de Vítor Pereira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No primeiro dérbi com treinadores portugueses dos dois lados, deu Palmeiras. No relvado sintático do Allianz Parque, na zona oeste de São Paulo, o time da casa se impôs sobre o Corinthians e venceu por 2 a 1, com gols de Raphael Veiga e Danilo. Róger Guedes chegou a deixar o duelo empatado antes da definição do marcador.

Foi uma partida na qual ficou evidente a diferença física entre a jovem equipe comandada por Abel Ferreira e o experiente time dirigido por Vítor Pereira. Os visitantes foram encurralados pelos anfitriões e só conseguiram fazer uso de sua boa qualidade técnica em raras situações. Assim, perderam pela terceira vez em três clássicos na temporada.

O triunfo assegurou ao Palmeiras, agora com 29 pontos, a primeira colocação geral na primeira fase do Campeonato Paulista, que será encerrada no final de semana. Nas quartas de final, o clube enfrentará Ituano, Botafogo ou Mirassol. O Corinthians, com 20, está classificado com a liderança do Grupo A e terá pela frente Inter de Limeira, Guarani ou Água Santa.

Raphael Veiga comemora o primeiro gol do Palmeiras no clássico - Adriano Vizoni/Folhapress

No Allianz Parque, a estratégia de Ferreira frustrou os atletas de Pereira. A formação alvinegra tinha bastante dificuldade para sair do campo de defesa, onde era frequentemente desarmada. Roubada a bola no ataque, o time alviverde buscava as jogadas pelas pontas, sobretudo pela direita, onde tinha vantagem.

No primeiro tempo, houve apenas um momento em que o Corinthians superou a marcação. Após belo passe de Renato Augusto, Fagner falhou na conclusão. Do outro lado, o Palmeiras apertou e chegou ao gol em pênalti que não fora inicialmente marcado pelo jovem juiz Matheus Candançan, 23.

Orientado pelo árbitro de vídeo José Cláudio Rocha Filho e pressionado pela torcida (única) alviverde, Candançan apitou o penal que viu de Gil em Danilo. Houve muita contestação, mas Raphael Veiga fez a cobrança com força, no canto direito de Cássio, que pulou para o outro lado e teve a rede balançada.

Matheus Candançan observa o lance do pênalti para o Palmeiras; ele não viu infração no campo, mas a enxergou em vídeo, irritando os alvinegros - Adriano Vizoni/Folhapress

Na etapa final, com o adversário já desgastado pela pressão exercida nos 45 minutos iniciais, a equipe de Pereira ganhou espaço no campo de ataque e buscou o empate em pênalti, este apitado pelo próprio árbitro de campo. Weverton pulou bem, aos 16, mas a bola entrou no ângulo direito, longe de seu alcance.

Não demorou, no entanto, para que o Palmeiras tomasse à frente novamente. Aos 24, em escanteio gerado em mais uma falta questionada pelos corintianos, Cássio fez inicialmente a defesa no cabeceio de Rony. Danilo, porém, apareceu livre para aproveitar o rebote e dar a vitória aos donos da casa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.