Santos impede entrada do UOL em jogo da Sul-Americana

Clube nega credenciamento a jornalistas em partida contra a Universidad Católica de Quito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

O Santos Futebol Clube negou credenciamento e não permitirá que jornalistas do UOL entrem na Vila Belmiro para o jogo contra a Universidad Católica de Quito, do Equador, nesta quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), pela Copa Sul-Americana.

O pedido de credenciamento foi feito dentro dos prazos e atendeu às exigências do clube. Mesmo assim, foi vetado pela comunicação do Santos sem explicações.

A reação do Santos acontece após a publicação de uma coluna do jornalista Juca Kfouri, no último sábado, com críticas ao desempenho da equipe no empate sem gols contra o Fluminense. A liberdade de expressão para seus jornalistas é um princípio fundamental para o UOL.

Vila Belmiro é palco de jogo do Santos na Sul-Americana - Amanda Perobelli - 5.jun.21/Reuters

"É um atentado à liberdade da imprensa. Uma medida truculenta, uma retaliação impensável em um país democrático", diz o diretor de Conteúdo do UOL, Murilo Garavello. "São prejudicados centenas de milhares de torcedores do Santos que acompanham o clube pelo UOL e é um movimento muito preocupante. Temos perto de uma centena de colunistas e de jornalistas que trabalham com Esporte. Se um deles tiver uma opinião incômoda o veículo inteiro é punido? O Santos só vai aceitar o jornalismo que elogiar o clube?"

A decisão do Santos de punir os jornalistas do UOL foi criticada no início desta semana pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp). "Rechaçamos toda e qualquer tentativa de boicote ao livre exercício do jornalismo e, como consequência, ao direito de opinião. A proposta de punir todos os jornalistas do UOL em função da opinião manifestada por um dos seus colunistas soma-se, por sinal, à recente tentativa da diretoria do Palmeiras de proibir entrevistas a todos os profissionais da Rádio Transamérica, em retaliação a uma manifestação isolada de um dos seus comentaristas. Os dois exemplos, com intervalo inferior a um mês, flertam com a indesejável cultura de censura. Uma prática inaceitável em qualquer contexto, e sobretudo num país que lutou arduamente pelo Estado democrático de direito".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.