Descrição de chapéu Judô

Rafaela Silva é bicampeã mundial após dois anos de suspensão

Judoca volta ao pódio depois de cumprir punição por doping

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de dois anos suspensa por doping, a judoca Rafaela Silva, 30, conquistou seu segundo título mundial na categoria até 57 kg neste sábado (8), em Tachkent, no Uzbesquistão. Na decisão, ela derrotou a japonesa Haruka Funakubo com um waza-ari a poucos segundos do final e se emocionou com a vitória.

Silva ganhou seu primeiro título mundial em 2013, no Rio de Janeiro, e se tornou a primeira brasileira a se sagrar campeã mundial de judô. Nos Jogos do Rio, ela conquistou sua primeira medalha de ouro.

Rafaela Silva comemora título mundial de judô - Kirill Kudryavtsev/AFP

Nos Jogos Pan-Americanos de 2019, realizados em Lima, Silva teve sua medalha de ouro invalidada em razão de um exame antidoping que indicou a presença de fenoterol, substância com efeito broncodilator —a atleta nega o uso intencional da substância. Ela ficou suspensa até outubro de 2021 e foi impedida de participar das Olimpíadas de Tóquio-2020.

Daniel Cargnin, medalhista de bronze no Japão, venceu na final em Tachkent o italiano Manuel Lombardo e conquistou o bronze. O título de Cargnin encerra um jejum de cinco anos sem medalhas do Brasil entre os atletas homens.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.