Sensação no Brasil, Costa Rica busca repetir no Qatar campanha da Copa de 2014

Nação caribenha sonha em retornar às quartas de final do Mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Gustavo Matosas, argentino naturalizado uruguaio de 55 anos, causou surpresa em 2019 ao anunciar seu desligamento da seleção da Costa Rica. O motivo, segundo ele, era o tédio.

"Não sabia que ser técnico de uma seleção era tão chato", argumentou. A falta de treinos constantes e de uma rotina diária o incomodavam.

Talvez ele mudasse de opinião se soubesse que teria a chance de comandar a equipe na Copa do Mundo. O colombiano Luis Fernando Suárez, que o sucedeu no cargo, terá essa oportunidade no Qatar.

Jogadores da Costa Rica comemoram o gol marcado por Joel Campbell (número 12), que deu à seleção a vaga na Copa do Mundo
Jogadores da Costa Rica comemoram o gol marcado por Joel Campbell (número 12), que deu à seleção a vaga na Copa do Mundo - Karim Jaafar/AFP

O treinador de 62 anos embarca com a missão de repetir a campanha do país no Mundial de 2014, quando a Costa Rica foi a sensação do torneio, avançando até as quartas de final.

Quando houve o sorteio dos grupos da competição realizada no Brasil, poucos apostavam nisso. O país estava na chave considerada como o "grupo da morte", ao lado de três campeões mundiais: Itália, Uruguai e Inglaterra.

Nenhum deles conseguiu vencer a nação caribenha.

Uruguai (3 a 1) e Itália (1 a 0) foram derrotados. Na última rodada, um empate sem gols com a Inglaterra deu à Costa Rica a liderança da chave —os uruguaios avançaram em segundo.

Na fase seguinte, a Grécia deu mais trabalho. Um empate por 1 a 1 persistiu no placar após a prorrogação mesmo com seleção da América Cental atuando com um a menos desde o segundo tempo.

Nos pênaltis, brilhou a estrela daquele que foi principal responsável por fazer os caribenhos resistirem à pressão dos europeus —inclusive na fase de grupos—, o goleiro Keylor Navas. Ele defendeu a cobrança de Gekas, e a Costa Rica venceu por 5 a 3.

Ao longo dos 510 minutos dos costarriquenhos no Mundial, o goleiro sofreu apenas dois gols (um deles de pênalti, convertido pelo uruguaio Cavani).

Para frear o ímpeto da Costa Rica, o então técnico da Holanda, Louis van Gaal, precisou adotar uma tática inesperada no confronto pelas quartas de final. Após o empate sem gols em mais de 120 minutos de bola rolando, sacou o goleiro Cillessen e apostou em Tim Krul para a disputa de pênaltis.

A surpresa deu certo. O substituto defendeu duas cobranças, e a equipe laranja venceu por 4 a 3. Mesmo assim, a Costa Rica voltou para casa nos braços de sua torcida.

Banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico, o país caribenho é um dos lugares mais pacíficos do planeta, com baixos índices de violência e mortalidade. Extinguiu seu exército em 1949 e ganhou notoriedade pelo respeito aos direitos humanos e à preservação ambiental. O sucesso na Copa no Brasil foi só mais uma motivo de orgulho.

No Qatar, a nação disputará uma Copa do Mundo pela sexta vez. Além da histórica campanha durante a edição em solo brasileiro, foi até as oitavas em 1990, na Itália. Nas demais (2002, 2006 e 2018), caiu ainda na fase de grupos.

Desta vez, a equipe foi a última a confirmar sua presença na competição, ao derrotar a Nova Zelândia na repescagem.

No Oriente Médio, o elenco comandado por Luis Fernando Suárez terá alguns remanescentes da histórica campanha no Brasil. Keylor Navas é o principal deles.

Depois da Copa de 2014, ele foi contratado pelo Real Madrid, time pelo qual foi titular durante três temporadas seguidas, nas quais conquistou três vezes a Champions League.

Goleiro Keylor Navas durante partida da Costa Rica nas Eliminatórias
Goleiro Keylor Navas durante partida da Costa Rica nas Eliminatórias - Ezequiel Becerra - 31.mar.22/AFP

À experiência do goleiro, soma-se à juventude de Jewison Bennette, 18, que atua pelo Sunderland, na segunda divisão inglesa. Habilidoso e rápido, ele é aposta do ataque, sobretudo pela esquerda.

Mesmo com a mescla de jovens talentos e atletas mais experientes, não vai ser fácil para a Costa Rica ir além da fase de grupos no Qatar. O país caiu no Grupo E, ao lado de Espanha, Alemanha, e Japão. Sua estreia será no dia 23 de novembro contra os espanhóis. Na sequência, enfretárá os japoneses, no dia 27, e encerrará a primeira fase contra os alemães, em 1º de dezembro.

"Sempre é bonito jogar contra as grandes seleções. No fim, nós temos de acreditar em nós mesmos, como fizemos até agora. Todos os Mundiais são diferentes, mas o sonho pode ser o mesmo ou maior [do que na Copa de 2014], então vamos desfrutar deste momento", resumiu Navas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.