Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Por que Mbappé rejeita dar entrevistas durante a Copa do Mundo?

A França pode ser punida pela Fifa pela ausência do atacante nos eventos oficiais do Mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre | do UOL

A França pode ser multada pela Fifa pela ausência de Kylian Mbappé nas duas entrevistas coletivas que aconteceram após os jogos da equipe até agora na Copa do Mundo do Qatar. A recusa a comparecer ao atendimento à mídia tem algumas justificativas: a incerteza sobre o futuro e até mesmo uma antiga divergência com a Federação Francesa de Futebol.

Está no regulamento da Copa do Mundo que o jogador eleito melhor em campo pela Fifa deve comparecer à entrevista coletiva ao lado de seu treinador depois dos jogos. Na estreia francesa, contra Austrália, Mbappé foi eleito melhor da partida mas não esteve junto a Didier Deschamps atendendo os jornalistas. Na ocasião, a França recebeu uma advertência.

Correndo de braços abertos,  francês Kylian Mbappe comemora gol contra a Dinamarca
Melhor jogador francês, Kylian Mbappe comemora gol contra a Dinamarca; depois da partida, ele não atendeu a imprensa - Xiao Yijiu - 26.nov.22/Xinhua

No segundo compromisso francês, contra a Dinamarca, novamente o atacante foi o principal jogador em campo, e repetiu a recusa a falar. Dessa vez, tanto a Federação Francesa quanto ele devem ser multados.

Mbappé, segundo a imprensa europeia, se nega a falar desde o início da preparação da França para Copa do Mundo em razão de seu futuro. O jogador estaria em atrito com a direção do PSG, clube com o qual tem contrato até 2025. Prevendo que seria questionado sobre o interesse do Real Madrid ou a chance de deixar o futebol francês, ele evita atender a imprensa.

Além disso, Mbappé já teve um desentendimento mais forte com a Federação Francesa de Futebol. Em setembro, o jogador teria se recusado a comparecer a uma sessão de fotos por divergir do contrato de mídia dos jogadores da seleção.

Segundo o jornal L'Équipe, Mbappé questionava o contrato estabelecido para ações de marketing dos jogadores, uma vez que alguns atletas apareciam mais do que outros. Além disso, o craque gostaria de escolher as marcas com as quais relacionaria sua imagem.

Depois da reclamação do atacante, a Federação emitiu uma nota oficial afirmando que iria rever os contratos. Mbappé, então, voltou a participar de ações de mídia.

Até agora na Copa do Mundo, ele não recusou apenas coletivas, mas também jamais parou para atender jornalistas na zona mista após as partidas. Suas manifestações se limitam a postagens nas redes sociais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.