Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Conheça a origem do xadrez vermelho no uniforme da Croácia

Desenho da camisa é símbolo nacional para os croatas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Inconfundível, o uniforme xadrez em vermelho e branco é parte da identidade nacional da Croácia, que é formalmente um país desde 1991, quando se separou da Iugoslávia.

Desde então, a equipe marcou presença em Copas do Mundo com o desenho de sua camisa, que remete ao brasão de armas do país. O xadrez é conhecido como šahovnica.

O jogador croata Modric está com a camisa da seleção croata, que é xadrez e branca e vermelha, durante jogo da Copa contra o Marrocos; ao fundo, os torcedores do time estão desfocados
O jogador croata Modric, estrela do time, no jogo de estreia na Copa contra o Marrocos - Hannah Mckay/Reuters

Ele teria sido criado no século 10, mas usado oficialmente pela primeira vez na genealogia dos Habsburgo, no século 16, segundo o governo croata. Uma lenda surgida possivelmente muito depois, no século 19, diz que sua origem estaria ligada à do rei Stephen Držislav. O monarca teria sido capturado pelos venezianos, mas conquistado sua liberdade após vencer três partidas de xadrez contra Pietro Orseolo 2º.

A partir daí, o rei croata teria adotado o xadrez como seu brasão de armas. Sobre as cores, não há unanimidade, mas algumas versões afirmam que elas remetem a diferentes regiões do país: à Croácia vermelha e à Croácia branca.

Mesmo pequeno, o país revelou grandes jogadores nos últimos anos, como o meia Modrić, craque da copa passada e eleito melhor do mundo em 2018. Na edição russa, os croatas surpreenderam e chegaram à final, perdendo para a França e conquistando o vice-campeonato.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.