Juiz da final da Copa rebate franceses mostrando invasão em gol de Mbappé

Jornal da França disse que terceiro gol da Argentina deveria ter sido anulado pelo mesmo motivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manasi Pathak
Bengaluru (Índia) | Reuters

O árbitro polonês Szymon Marciniak, que apitou a final da Copa do Mundo de 2022 entre França e Argentina, mostrou uma foto em seu celular de jogadores franceses invadindo o campo para comemorar um dos gols de Mbappé. A imagem foi usada para responder às alegações do jornal francês L´Équipe de que o terceiro gol argentino na partida deveria ser anulado.

De acordo com o periódico, o gol de Lionel Messi não deveria ter sido validado porque alguns jogadores que estavam no banco argentino entraram no campo para comemorar antes de a bola de fato cruzar a linha.

Para embasar a opinião, o jornal cita o parágrafo nono da regra número três da International Football Aassociation Board, que diz que juízes devem anular gols se um jogador reserva estiver dentro do campo no momento que o gol tiver sido marcado.

O árbitro polonês Szymon Marciniak durante a final da Copa do Mundo do Qatar
O árbitro polonês Szymon Marciniak durante a final da Copa do Mundo do Qatar - Kirill Kudryavtsev/AFP

Só que a imagem mostrada por Marciniak, segundo ele, indica que atletas franceses fizeram a mesma coisa durante um dos gols Kylian Mbappé na partida.

"Os franceses não mencionaram essa foto, onde é possível ver que há sete franceses [que estavam no banco de reservas] dentro do campo quando o Mbappé marca o gol", disse ele, mostrando seu celular a jornalistas durante uma coletiva de imprensa.

Na França, até mesmo um abaixo-assinado pedindo a anulação da partida foi criado por causa da invasão argentina. Cerca de 220.000 internautas assinaram o documento.

Após empate por 3 a 3 somando-se tempo normal e prorrogação, a Argentina bateu a França por 4 a 2 na disputa de pênaltis e conquistou seu terceiro Mundial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.