Theo Hernández sai da reserva do irmão para virar herói francês

Autor do gol que abriu caminho para a vitória contra Marrocos entrou no time depois de lesão de Lucas no 1º jogo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pablo San Roman
Al Khor (Qatar) | AFP

Theo Hernández é um caso curioso na Copa do Qatar. A titularidade na seleção francesa veio para ele devido ao infortúnio de seu irmão Lucas, que sofreu uma grave lesão no joelho direito no primeiro jogo da França, contra a Austrália, que o fez se despedir do torneio.

Desde então, o caçula dos Hernández, de 25 anos, um a menos que Lucas, não desafina.

Seu gol nesta quarta-feira (14), na vitória nas semifinais contra Marrocos (2 a 0), aos 5min, abrindo o caminho para sua seleção chegar à final de domingo (18) contra a Argentina, rendeu-lhe um lugar na história do futebol francês.

De camisa azul, calção branco e meiões vermelhos, o lateral esquerdo Theo Hernández, da França, desliza de joelhos para comemorar seu gol, o primeiro na vitória por 2 a 0 sobre Marrocos na semifinal da Copa do Qatar
O lateral esquerdo Theo Hernández, da França, comemora seu gol, o primeiro na vitória por 2 a 0 sobre Marrocos na semifinal da Copa do Qatar - Adrian Dennis - 14.dez.2022/AFP

Theo se formou, como seu irmão, nas categorias de base do Atlético de Madrid, tendo crescido na capital espanhola (apesar de ter nascido em Marselha), depois que sua família se estabeleceu na Espanha. Seu pai, Jean François Hernández, também jogou no time vermelho e branco.

Tanto Teo como Lucas deixaram a equipe madrilenha para emigrar. Lucas joga no Bayern de Munique e Theo, no Milan.

O mais velho foi campeão mundial com a França na Rússia-2018, e o mais novo pode imitá-lo no Qatar.

Mal sabia Theo, reserva na primeira partida da Copa, que entraria em jogo aos 13 minutos para substituir o irmão Lucas, após grave lesão.

No segundo jogo, contra a Dinamarca, já titular da lateral esquerda, Theo deu uma assistência a Kylian Mbappé para que a França saísse na frente no marcador, em duelo que terminou com vitória por 2 a 1.

Nesta quarta-feira, com um chute acrobático aos cinco minutos, colocou os Bleus (Azuis) na frente e marcou seu segundo gol com a camisa da França.

Jogar duas finais seguidas. É inacreditável. Fizemos um lindo trabalho. A final contra a Argentina será uma grande partida, trabalharemos muito para ganhar essa final. Meu pensamento está no meu irmão [Lucas], espero que ele esteja lá

Theo Hernández

Lateral esquerdo da França

Se Lucas não demorou a obter um lugar na seleção francesa, a entrada de Theo levou mais tempo. Sua estreia foi contra a Finlândia, em setembro do ano passado, em triunfo francês por 2 a 0.

Em seu segundo jogo internacional, diante da Bélgica, pelas semifinais da Liga das Nações, já se vestiu de herói, marcando o gol da vitória por 3 a 2 aos 45 minutos do segundo tempo.

Nessa partida ele atuou junto com Lucas, sendo a primeira vez que dois irmãos foram titulares da seleção francesa desde 1932.

Não contente com o gol nas semifinais, na decisão contra a Espanha Theo participou no gol da vitória por 2 a 1, com assistência para Mbappé.

"Nós dois temos essa determinação de vencer. Ele [Theo] é um jogador muito mais ofensivo do que eu. Somos jogadores que jogam na mesma posição, mas completamente diferentes", disse Lucas Hernández em entrevista à AFP antes do início da Copa qatariana.

O importante gol de Theo contra Marrocos deu total razão a Lucas, que jamais fez um gol pela seleção em 33 jogos internacionais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.