Descrição de chapéu Futebol Internacional

Uefa e Fifa têm primeira vitória contra clubes no caso da Superliga

Clubes podem receber sanções das entidades, diz advogado-geral do Tribunal de Justiça da União Europeia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luxemburgo | AFP

O advogado-geral do Tribunal de Justiça da União Europeia, Athanasios Rantos, afirmou nesta quinta-feira (15) que Uefa e Fifa atuaram dentro da lei quando ameaçaram adotar sanções contra os clubes que pretendiam aderir à proposta da Superliga.

Os clubes da Superliga podem promover sua própria competição "fora do ecossistema da Uefa e da Fifa, mas não podem simultaneamente continuar participando de competições organizadas pela Fifa e pela Uefa sem a autorização prévia das confederações", afirmou Rantos.

Torcedores do Liverpool protestaram com faixa no estádio Anfield, quando a Superliga de clubes foi anunciada, em abril de 2021 - Paul Ellis - 19.abr.21/AFP

Em sua apresentação, o advogado-geral destacou que as normas da UE para a concorrência não restringem a capacidade da Uefa ou da Fifa de ameaçar com sanções os clubes que participem "em um projeto de criação de uma nova competição que poderia afetar os objetivos perseguidos legitimamente por aquelas confederações das quais são membros".

A opinião do advogado-geral não é vinculante, mas geralmente antecipa as posições que mais tarde serão definidas pelo tribunal.

O TJ da União Europeia deve se pronunciar em 2023 sobre um alegado abuso de poder por parte das duas confederações para excluir de suas competições os clubes que participassem da Superliga.

A iniciativa da Superliga foi anunciada em 2021 por um grupo que contava, em um primeiro momento, com o apoio de 12 grandes clubes do continente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.