Descrição de chapéu atletismo

Alison dos Santos sofre lesão no joelho e passará por cirurgia

Medalhista olímpico e campeão mundial será submetido a procedimento no menisco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Alison dos Santos, 22, sofreu uma lesão no menisco lateral do joelho direito. Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 e campeão mundial em 2022, o atleta dos 400 m com barreiras terá de passar por uma cirurgia.

Piu, como é conhecido o paulista de São Joaquim da Barra, sentiu o problema durante treinamento realizado em São Paulo. De acordo com seu clube, o Pinheiros, exames detectaram o que em termos médicos é chamado de "alça de balde".

Piu é o atual campeão mundial de sua prova - Aleksandra Szmigiel - 6.ago.22/Reuters

O corredor vem recebendo acompanhamento do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e fez questão de agradecer o apoio. Não há uma data estipulada para a operação, e ainda se discute o tipo de intervenção a ser executada.

Uma opção é a sutura do menisco, com tempo de recuperação aproximado de seis meses. Outra é a retirada do menisco, o que agilizaria a volta, com recuperação em menos de dois meses, mas deixaria o atleta sem a estrutura do joelho que funciona como amortecedor e dá estabilidade.

"Agora é preciso tratar, né? Vocês estão ligados como é que funciona a vida. Agradeço a todos que estão comigo neste momento, mandando mensagens, boas energias, fazendo o possível para me confortar um pouco nesta situação", disse Alison, em vídeo dedicado aos fãs.

"Quando você recebe a notícia, é um baque. Mas estamos planejando tudo certinho, vamos fazer tudo bonitinho. Estou bem. Vamos trabalhar, tratar, fazer a cirurgia, e vida que segue. Vou continuar no meu foco. Tenho meus objetivos neste ano, no ano que vem também", acrescentou.

Piu havia estabelecido como meta de 2023 quebrar o recorde mundial de sua prova, hoje do norueguês Karsten Warholm, de 45s94. Em 2022, ele conquistou o título do Mundial, em Eugene, nos Estados Unidos, com sua melhor marca, 46s29.

O grande plano para 2024 é chegar em boas condições aos Jogos Olímpicos de Paris. Eleito na semana passada melhor atleta como melhor atleta do país no Prêmio Brasil Olímpico, ele trabalha para que a lesão seja só mais uma barreira a ser superada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.