Descrição de chapéu skate

Com vitória nos Emirados Árabes, Rayssa Leal unifica títulos mundiais

Brasileira já havia vencido a street league no ano passado e está perto das Olimpíadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A brasileira Rayssa Leal, 15, acabou com a discussão sobre a existência de apenas um verdadeiro campeonato mundial de skate. Por via das dúvidas, ela conquistou ambos. No ano passado, havia vencido a SLS (Street League Skateboarding), visto como um dos torneios mais importantes do circuito.

Neste domingo (5), ela promoveu a unificação dos títulos ao ganhar o Mundial de Street Skate. O evento aconteceu em Sharjah, nos Emirados Árabes.

Rayssa Leal durante o Mundial de skate nos Emirados Árabes
Rayssa Leal durante o Mundial de skate nos Emirados Árabes - Wang Dongzhen/Xinhua

A competição, a segunda a ser organizada pela World Skate, deveria ter acontecido em 2022 no Rio de Janeiro, mas foi cancelado. Rayssa havia ficado em terceiro em 2021.

Foi uma vitória com ramifica ções também no sistema de classificação para as Olimpíadas de Paris, em 2024. No ranking que vai definir as skatistas qualificadas para o torneio, a Rayssa obteve 80 mil pontos.

Fadinha, como a maranhense de Imperatriz ficou conhecida após um vídeo seu andando de skate usando uma fantasia de fada ter viralizado em 2015, havia machucado o punho durante o treino na semana passada, durante as quartas de final da competição, mas mesmo assim conseguiu se recuperar e vencer o torneio.

Ela chegou a ser levada para o hospital, mas exames não detectaram nenhuma fratura. Mesmo assim, participou da rodada final com imobilização no local.

Nos Jogos de Tóquio-2020, aos 13 anos, Rayssa ficou com a medalha de prata, também na modalidade street. Isso fez dela a pessoa mais jovem a conquistar uma medalha para o Brasil em jogos olímpicos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.