Descrição de chapéu F1

Hamilton celebra punição a Piquet por ofensas racistas e homofóbicas

Ex-piloto brasileiro terá de pagar multa de R$ 5 milhões; inglês elogia governo brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Melbourne (Austrália) | AFP

O piloto inglês Lewis Hamilton celebrou nesta sexta-feira (31) a multa aplicada a Nelson Piquet devido aos comentários racistas e homofóbicos que o ex-piloto brasileiro fez sobre ele. O heptacampeão afirmou que medidas devem ser tomadas contra pessoas "cheias de ódio".

Piquet foi multado em R$ 5 milhões por chamar Hamilton de "neguinho" duas vezes em uma entrevista em 2021. Na época da divulgação do conteúdo, o ex-piloto negou qualquer conotação racial e disse que a expressão faz parte do vocabulário brasileiro e que foi traduzida erroneamente.

Na ocasião, o brasileiro também proferiu comentários homofóbicos e ofendeu os ex-pilotos de Keke e Nico Rosberg.

Ao emitir sua sentença, o tribunal considerou "intolerável" o uso de termos que configuram "uma ofensa grave aos valores fundamentais da sociedade".

Lewis Hamilton ficou satisfeito com punição a Nelson Piquet após ser vítima de ofensas racistas
Lewis Hamilton ficou satisfeito com punição a Nelson Piquet após ser vítima de ofensas racistas - Giuseppe CACACE - 18.mar.23/AFP

Hamilton disse ter ficado satisfeito com a decisão. "Não devemos dar uma plataforma para pessoas cheias de ódio", disse ele em Melbourne, onde acontece neste fim de semana o GP da Austrália.

"Gostaria de agradecer ao governo brasileiro. Acho importante o que tem sido feito, mostrando para as pessoas que é algo que não se tolera", afirmou. "Racismo e homofobia não são aceitáveis. Não há lugar para isso em nossa sociedade."

Piquet, de 70 anos, campeão mundial em 1981, 1983 e 1987, foi multado por "dano não pecuniário coletivo" e o dinheiro será destinado a grupos contra a discriminação.

O ex-piloto pediu desculpas, dizendo que as palavras estavam erradas, mas não tinha intenção de ofender. O tribunal considerou que "a ausência de intenção não pode justificar um comportamento discriminatório contra as minorias".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.